Elaboração de um jogo para educação nutricional: um enfoque na rotulagem de alimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/nb.v23i4.3036

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos; informação nutricional; rotulagem de alimentos.

Resumo

Introdução: a informação nutricional presente nos rótulos é crucial para auxiliar na escolha de alimentos, já que transmite dados relevantes ao consumidor. A rotulagem nutricional está se tornando cada vez mais complexa, o que requer que os compradores tenham um conhecimento mais aprofundado para entender e analisar as informações nutricionais. Objetivo: elaboração de um jogo educacional que estimule a aprendizagem de jovens sobre a leitura e interpretação das informações contidas nos rótulos nutricionais. Métodos: estudo de caráter descritivo e educativo no campo nutricional, capaz de oferecer maior conhecimento sobre as principais dúvidas e dificuldades encontradas em relação à interpretação e a utilização das informações contidas nos rótulos dos alimentos. Resultados: elaborou-se um jogo de tabuleiro com 45 casas/etapas que seguem uma sequência lógica do ponto de partida até a chegada incluindo perguntas de múltipla escolha sobre as mudanças que foram feitas na legislação da rotulagem e a interpretação e utilização das informações contidas nos rótulos dos alimentos. Conclusão: a produção do jogo nutricional educativo foi realizada a fim de estabelecer meios para a educação nutricional efetiva e atualizada sobre essa temática tão relevante e atual.

Biografia do Autor

  • Amanda Josielle Cabral, UNIFSA

    Discente do Curso Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina, PI, Brasil

  • Fabíola Gomes Silva, UNIFSA

    Discente do Curso Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina, PI, Brasil

  • Pâmella Dyohanna Lustosa Sousa, UNIFSA

    Discente do Curso Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina, PI, Brasil

  • Victória Lorrany Alencar da Costa, UNIFSA

    Discente do Curso Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina, PI, Brasil

  • Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim, UFPI/UNIFSA

    Nutricionista, Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Docente do Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina, PI, Brasil

  • Ana Caroline de Castro Ferreira Fernandes, UFPI/UNIFSA

    Nutricionista, Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Coordenadora do Curso de Nutrição e Nutricionista da Clínica Escola da Faculdade Santo Agostinho (UNIFSA), Teresina, PI, Brasil

Referências

Sousa, RBM. Compreensão de adolescentes sobre as informações nutricionais e suas formas de apresentação em rótulos de alimentos. R. Assoc. Bras. Nutr. 2021; 12 (4): 154-170 ISSN 2357-7894.

Gomes, DC. Nutritional Education: an eminent need in the curriculum of the State of São Paulo. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências, modalidade à distância) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira, 2013.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 459, 9 de Outubro de 2022. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Diário oficial da união 2022; 09 out.

Leal, VC. Avaliação do conhecimento e dificuldades de adolescentes em relação a Rotulagem de alimentos e informação nutricional. Trabalho de conclusão de curso, Centro Universitário Toledo. Araçatuba – SP, 2017

Deimling et al. Percepções dos consumidores sobre a rotulagem nutricional para aquisição de alimentos em Boa Vista do Buricá/RS. Ver. Elet. Cient. da UERGS (2022) v. 8, n. 01, p. 22-31.

Marins, BR.; Jacob, SC. Avaliação do hábito de leitura e da compreensão da rotulagem por consumidores de Niterói, RJ. Vigil. Sanit. Em Debate;3(3):122-129, 2015.

Santos, LAS; Paiva, JB; Mello AL; Fontes, GAV; Sampaio, LR; Freitas, MCSO nutricionista no programa de alimentação escolar: avaliação de uma experiência de formação a partir de grupos focais. Revista de Nutrição, Campinas, v. 25, n. 1, Feb. 2012.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA; universidade de Brasília – UnB. Rotulagem Nutricional Obrigatória: Manual de Orientação às Indústrias de Alimentos. 2. Versão. Brasília: ANVISA, UnB, 2005. 44 p.

Downloads

Publicado

11/16/2024

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Elaboração de um jogo para educação nutricional: um enfoque na rotulagem de alimentos. (2024). Nutrição Brasil, 23(4), 1055-1061. https://doi.org/10.62827/nb.v23i4.3036

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)