Barreiras e fatores determinantes  ao consumo de alimentos orgânicos: uma análise de perfil e preferências em feiras livres de uma Capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/nb.v23i4.3037

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos; sistema alimentar sustentável; agricultura sustentável; agroquímicos.

Resumo

Introdução: A agricultura orgânica surgiu como alternativa à produção convencional, marcada pelo uso de agrotóxicos e aditivos químicos, buscando oferecer alimentos mais saudáveis e sustentáveis. No Espírito Santo, as feiras orgânicas têm se multiplicado, favorecendo o acesso e o consumo desses alimentos. Objetivo: Analisar o perfil socioeconômico dos consumidores de alimentos convencionais e orgânicos e identificar os fatores determinantes e barreiras que influenciam o consumo de alimentos orgânicos em feiras. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em duas feiras de Vitória – ES. Questionários estruturados foram utilizados para coletar dados socioeconômicos e sobre a frequência de consumo. A análise incluiu estatística descritiva e agrupamento hierárquico (Cluster) para identificação de perfis de consumo. Resultados: A maioria dos consumidores de alimentos orgânicos eram mulheres (63,41%), casadas (58,72%) e com ensino superior completo (56,88%). Entre os consumidores de orgânicos, 41,28% afirmaram consumir esses alimentos sempre. Os principais fatores motivacionais foram a saúde (89%) e a ausência de agrotóxicos (75%), enquanto o preço elevado (25%) foi a principal barreira ao consumo. Conclusão: O consumo de alimentos orgânicos é influenciado por fatores socioeconômicos, com maior adesão entre mulheres, casadas e escolarizadas. O preço e a disponibilidade dos produtos são barreiras significativas ao aumento do consumo. Estratégias educacionais e políticas públicas são recomendadas para promover o acesso e o consumo de alimentos orgânicos.

Biografia do Autor

  • Alessandra Rodrigues Garcia, UniSales

    Nutricionista, Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES, Brasil

  • Paula Regina Lemos de Almeida Campos, UniSales

    Nutricionista, Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales), no Curso de Nutrição, bem como Articuladora de Estágio Obrigatório, Vitória, ES, Brasil 

  • Kelly Ribeiro Amichi, UniSales

    Nutricionista, Mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV),  Professora Assistente lll do Centro Universitário Salesiano (UniSales), e Professora da Faculdade MULTIVIX, Vitória, ES, Brasil 

     

  • Mírian Patrícia Castro Pereira Paixão, UniSales

    Nutricionista, Professora do Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES, Brasil 

  • Luciene Rabelo Pereira Nogueira, UniSales

    Professora Assistente e Coordenadora de Estágio do Curso de Nutrição do Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES, Brasil 

     

  • Marcela Aparecida Soprani, UniSales

    Nutricionista pelo Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES, Brasil 

  • Mayara Freitas Monteiro, UniSales

    Nutricionista, Docente do Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES, Brasil 

     

     

  • Alan Diniz Ferreira , UniSales

    Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória, ES, Brasil

Referências

Andrades, TO.; Ganimi, RN. Revolução Verde e a Apropriação Capitalista. Juiz de Fora. CES Revista, v.21, 2007.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. Produtos Agrotóxicos. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/gestao-das-substancias-quimicas/produtos-agrot%C3%B3xicos.html> Acesso em 01 set. 2019.

Assis, RL.; Romeiro, A. R. Agroecologia e agricultura Orgânica: Controvérsias e Tendências. Ed. UFPR, 2002.

Brasil. Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 24 dezembro de 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm > Acesso em 13 out. 2019Lowe et al. (2008).

Lowe, MR. et al. Human Eating Motivation in Times of Plenty: Biological, Environmental and Psychosocial Influences. Appetite and Food Intake: Behavioral and Physiological Considerations. Boca Rotan ed. 2008.

Santos, AS. et al. Análise sensorial de morangos produzidos em sistema de produção orgânico e convencional. Cadernos de Agroecologia. Brasília, Vol. 13, n 1, julho de 2018.

Carvalho, AM.; Junqueira, AMR.; Vieira, JV.; Botelho, R. Análise sensorial de cenoura cultivada em sistema orgânico e convencional. Horticultura Brasileira, v.23, p. 805-809, jul-set 2005.

Monteiro, MNC.; Salgueiro, M.; Costa, RT.; Gonzalez, RB. Os alimentos orgânicos e percepção de seus atributos por parte dos consumidores. VII SEMEAD. São paulo, p 12, 2004. Secretaria de Agricultura (2007).

SEAG. Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. Disponível em: < https://seag.es.gov.br/> Acesso em 10 out. 2019.

Censo. Indicadores Socioeconômicos dos Bairros dos Municípios do Estado do Espírito Santo – Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ijsn.es.gov.br/component/attachments/download/1621> Acesso em 01 out. 2019.

Tavares, VT. Alimentos Orgânicos: perfil dos consumidores e variáveis que afetam o consumo. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG, 2018.

Johnson, RA.; Wichern, DW. Applied Multivariate Statistical Analysis. New Jersey: Englewood Cliks, 1992.

ABEP. Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. 2018. Disponível em: Acesso em 10 set. 2019.

Rucinski, J.; Bradenburg, A. Consumidores de alimentos orgánicos em Curitiba. Encontro da ANPPAS, v. 1, 2002.

Moraes, ML. et al. Análise do Perfil dos Consumidores de Produtos Orgânicos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2015.

Sindelar, FCW. et al. O perfil de consumo e percepção em relação aos alimentos orgânicos dos consumidores gaúchos. Revista Brasileira de Agroecologia. 2018.

Pinho, LS.; Oliveira, MAA.; Menezes, RC. Perfil dos consumidores de duas feiras orgânicas de Maceió (AL). Revista Extensão em Debate, Maceió, 2018.

Silva, APF.; Santos, CK. Percepção de consumidores sobre alimentos orgânicos – UNISUL, 2017. Disponível em: <http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4839> Acesso em 10 set. 2019.

Pearson D. et al. Organic food: What we know (and do not know) about consumers. Renewable Agriculture and Food Systems, 2010.

Idda, L.; Madau FA.; Pulina, P. The Motivational Profile of Organic Food Consumers: a Survey of Specialized Stores Customers in Italy, 2008.

Steenkamp, J.; Benedict, EM. Food Consumption Behavior. European Advances in Consumer Research, v. 1, n. Washington, 1993.

Bernardino, RVU. Uma Análise Sociológica sobre o Consumo de Alimentos Orgânicos a partir das Representações Sociais dos Consumidores da Feira Orgânica do Bairro Barro Vermelho em Vitória – ES. Dissertação. (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES, 2015.

Yiridoe, EK. et al. Comparison of consumer perceptions and preference toward organic versus conventionally produced foods: a review and update of the literature. Renewable Agriculture and Food Systems, v. 20, n. 04, p. 193-205, 2005.

Downloads

Publicado

11/16/2024

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Barreiras e fatores determinantes  ao consumo de alimentos orgânicos: uma análise de perfil e preferências em feiras livres de uma Capital. (2024). Nutrição Brasil, 23(4), 1119-1133. https://doi.org/10.62827/nb.v23i4.3037

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)