Frutas nativas da região sul do Brasil: conhecimento e hábito de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/nb.v22i6.w830

Palavras-chave:

frutas; biodiversidade; conhecimento; consumo alimentar.

Resumo

Objetivo: Investigar o conhecimento e consumo habitual dos consumidores quanto às frutas nativas da Região Sul do Brasil. Métodos: Realizou-se a coleta de dados através de um questionário elaborado e disponibilizado no Google forms®, no período de abril a maio de 2021. Resultados: Participaram da pesquisa 367 indivíduos com faixa etária entre 18 a 83 anos, majoritariamente do sexo feminino e residentes na Região Sul do Brasil. As frutas nativas mais conhecidas e consumidas entre os participantes da pesquisa foram o butiá, a jabuticaba, a pitanga e o araçá. Todas as frutas nativas abordadas no estudo mostraram uma boa aceitação sensorial entre os consumidores, indicando um potencial mercado consumidor. As frutas nativas estudadas são exploradas na forma de subprodutos tais como doces e bebidas. Além das frutas nativas analisadas no estudo, os consumidores relataram conhecer outras espécies nativas como a uvaia e o araticum. Conclusão: Mais estudos e ações com a comunidade são necessários para disseminar informações sobre estas espécies nativas e incentivar o consumo de modo a garantir que esse patrimônio cultural e genético seja preservado.

Biografia do Autor

  • Natalia Maldaner Salvadori, UFRGS

    Nutricionista Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Palmeira das Missões, Mestranda em Alimentação, Nutrição e Saúde pela Unversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

  • Grazielle Castagna Cezimbra Weis, UFSM

    Nutricionista Graduada pela Universidade Franciscana (UFN), Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

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Publicado

06/03/2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Frutas nativas da região sul do Brasil: conhecimento e hábito de consumo. (2024). Nutrição Brasil, 22(6), 605-618. https://doi.org/10.62827/nb.v22i6.w830