Qualidade nutricional da alimentação complementar: comparação entre diferentes métodos
DOI:
https://doi.org/10.62827/nb.v24i2.3061Palabras clave:
Comportamento alimentar; Crescimento e Desenvolvimento; Nutrição da Criança.Resumen
Introdução: Nos primeiros anos de vida, a alimentação infantil desempenha um papel fundamental na formação de hábitos alimentares a longo prazo. A alimentação complementar (AC) deve ser iniciada aos seis meses, fornecendo nutrientes essenciais para o desenvolvimento do infante. Os métodos de introdução alimentar variam culturalmente e incluem o tradicional, o Baby-Led Weaning (BLW) e o participativo. Entretanto, a escolha do método ideal ainda é incerta. Objetivo: Identificou-se diferentes formas de introduzir a alimentação complementar infantil e como isso interfere na qualidade nutricional da dieta. Métodos: Estudo transversal ao qual foram entrevistadas 39 mulheres e 40 crianças que forneceram informações sobre consumo alimentar e introdução da alimentação complementar. A díade mãe-filho fez parte da pesquisa “Avaliação de habilidades culinárias de puérperas de um Hospital Universitário” na ocasião em que estiveram internadas no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no período entre fevereiro e maio de 2021. O contato ocorreu via telefone ou WhatsApp, utilizando questionários para avaliar a alimentação infantil. Resultados: o método tradicional favorece o consumo de frutas amassadas, enquanto o BLW/misto estimula maior exploração alimentar, com prevalência de frutas em pedaços. Contudo, o ritmo de aceitação pode ser mais lento nesse último método. Conclusão: O método de introdução alimentar influencia a forma como as frutas são consumidas, impactando os hábitos alimentares iniciais das crianças.
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