New high school and the teaching of new digital technologies: a case study
DOI:
https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1003Keywords:
Digital Technology; Education; Learning.Abstract
Introduction: New communication technologies have been increasingly used by people in various everyday social practices and in various spheres of society. In education, for example, federal and state governments have, in recent years, created policies for the use and teaching of digital technologies in schools. Objective: To examine the implementation of an educational policy to promote the teaching and use of new modern digital technologies in schools in the state education system of Minas Gerais. Methods: Analysis of literacy events associated with the teaching of Google Forms in Technology and Innovation classes, a new component of the curriculum, in a first-year class of the New High School. Results: It was evident that the teacher responsible for this subject makes an effort to meet legal requirements. The precariousness of the school's technological infrastructure impacted the teaching and assessment processes of students' learning. The culture of printed material and the use of paper prevailed over attempts to contextualize the use of Digital Information and Communication Technologies in the classroom. Conclusion: There is a gap between the idealization and implementation of public policies and the reality of public schools.
References
Buzato MEK. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital [tese na Internet]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2007. 284f. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download. codigoArquivo=492596&tipoMidia=0. doi: 10.47749/T/UNICAMP.2007.399329.
Barton D, Lee C. Linguagem online: textos e práticas digitais. Mota MC, tradutor. São Paulo: Parábola Editorial; 2015.
Silva V, Silva RS, Seba ALDV. Do laboratório de informática ao smartphone: entre restrições, reconfigurações e adaptações da escola na (pós)pandemia. In: Leffa VJ, Fialho VR, Beviláqua AF, Costa AR, editores. Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada [Internet]. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; 2020. p. 206-24. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20línguas.pdf.
Gordiano CASG, Andriola WB. Percurso histórico do uso de tecnologias digitais na escola pública brasileira: do EDUCOM ao PROUCA. Educ Linguagem [Internet]. 2022;9(3):40-57. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2023/02/4_REdLi._2022.3.pdf.
XXXXXXX, YYYYYYY. Cliques, palavras e imagens: a escrita em um telecentro de uma Comunidade quilombola. e-Curriculum [Internet]. 2022;20(2):783-808. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000200783&lng=pt&nrm=iso. doi: 10.23925/1809-3876.2022v20i2p783-808.
Brasil. Presidência da República. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral [Internet]. Brasília; 2017 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular [Internet]. Brasília: MEC; 2018 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Minas Gerais. Currículo Referência de Minas Gerais: Ensino Médio [Internet]. Belo Horizonte: Secretaria do Estado de Educação; 2021 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Currículo%20Referência%20do%20Ensino%20Médio.pdf.
Heath SB. Ways with words: language, life and work in communities and classrooms. Cambridge: Cambridge University Press; 1983.
Heath SB, Street BV. On ethnography: approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press; 2008.
Street BV. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press; 1984.
Street BV. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial; 2014.
Street BV. Learning to read from a social practice view: ethnography, schooling and adult learning. Prospects [Internet]. 2016;46(4):335-44. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320283662_Learning_to_read_from_a_social_practice_view_Ethnography_schooling_and_adult_learning. doi: 10.1007/s11125-017-9411-z.
Green J, Bloome D. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: Flood J, Lapp D, Heath SB, editores. Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. London: Routledge; 1997. p. 181-202.
Brasil. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio [Internet]. Brasília; 2018 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file.
Cerqueira CA, Sawyer DRO. Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros. Rev. bras. est. popul. [Internet]. 2007;24(1):53-67. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/nXrMqZwppMgm9YL8qLzFtcS/?lang=pt#. doi: 10.1590/S0102-30982007000100005.
Vasconcelos JC, Lima PVP, Rocha LA, Khan AS. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: aval. polit. publ. educ. [Internet]. 2021;29(113):874-98. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/w9HwRXMQ3FVZ9fzJJKBgLLt/. doi: 10.1590/S0104-40362020002802245.
Minas Gerais. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Diretriz Curricular do componente Tecnologia e Inovação. Novo Ensino Médio 2022 [Internet]. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; 2021 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1LEuc-0ArYidgoW1NQVP9A0wfAgzMXdKb/view.
Minas Gerais. Resolução SEE nº 4.789, de 11 de novembro de 2022. Estabelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Unidades de Ensino na Rede Estadual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) [Internet]. Belo Horizonte; 2022 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/RESOLUÇÃO%20SEE%20Nº%204.789,%20DE%2011%20DE%20NOVEMBRO%20DE%202022.pdf
Minas Gerais. Resolução SEE nº 4.657/2021, de 12 de novembro de 2021. Dispõe sobre as matrizes curriculares destinadas às turmas do 1º ano do Ensino Médio [Internet]. Belo Horizonte; 2021 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SEE%20N%C2%BA%204.657%202021,%20DE%2010%20DE%20NOVEMBRO%20DE%202021%20(2).pdf.
Kleiman ACBR de. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana [Internet]. 2014 [citado 2025 jan 31];9(2):72-91. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19986.
Cascaes TRF, Souza T, Carvalho MG. Gênero, diversidade sexual, ciência e tecnologia: a escola como agente de mudanças. Cad Gênero Tecnol [Internet]. 2009 [citado 2025 jan 31];5(17-18):28-41. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6182. doi: 10.3895/cgt.v5n17/18.6182.
Marcuschi LA. Análise da conversação. 5ª ed. São Paulo: Ática; 2003.
Mariz L. Práticas de letramento acadêmico em um curso de graduação em fonoaudiologia: um estudo de caso [tese] [Internet]. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; 2021 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/43492/1/Luciana%20Mariz%20-%20TESE%20jan22.pdf.
Ranoya G. A intuitividade nas mídias interativas [tese] [Internet]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2013 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-22082013-083632/publico/GuilhermeRanoya.pdf.
Kress G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge; 2010.
Macedo RM. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estud Hist [Internet]. 2021 [citado 2025 jan 31];34(73):262-80. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/. doi: 10.1590/S2178-149420210203.
Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico [Internet]. Brasília; 2023 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf.
Almeida ALP, Rodrigues BM, Prol F. Como conectar as escolas brasileiras: um mergulho nos desafios de conexão e cobertura. In: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, editor. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2021: edição COVID-19: metodologia adaptada. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil; 2022 [Internet]. p. 155-63. [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124124/tic_educacao_2021_livro_eletronico.
Wittizorecki ES. O trabalho docente dos professores de educação física na rede municipal de ensino de Porto Alegre: um estudo nas escolas do Morro da Cruz [dissertação] [Internet]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2001 [citado 2025 jan 31]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1680/000355228.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Moll CL, Amanti C, Neff D, Gonzalez N. Funds of knowledge for teaching: using a qualitative approach to connect homes and classrooms. Theory Pract [Internet]. 1992 [citado 2025 jan 31];31(2):132-41. Disponível em: https://education.ucsc.edu/ellisa/pdfs/Moll_Amanti_1992_Funds_of_Knowledge.pdf. Doi: 10.1080/00405849209543534.
McNeil LM, Coppola EM. Official and unofficial stories: getting at the impact of policy on educational practice. In: Green J, Camili G, Elmore P, editors. Handbook of complementary methods in education research. Washington, DC: American Education Research Association; 2006. p. 681-700.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Guiomar Timóteo Coura, Maria Lúcia Castanheira, Elizabeth Guzzo de Almeida (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.