Formação docente para o antirracismo nos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais 

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1004

Palavras-chave:

Formação profissional; Antirracismo; Política Pública.

Resumo

Introdução: Este artigo analisa uma experiência de implementação de uma política de formação continuada e em serviço instituída pelos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais – NERER, criados na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, visando promover uma educação antirracista. Os NERER realizam processos formativos dos profissionais da educação, com a finalidade de implementar as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas escolas municipais. Objetivo: Analisar como a temática étnico-racial tem sido abordada em discussões e orientações realizadas na formação continuada de docentes para a construção de práticas pedagógicas antirracistas. Métodos: Análise de eventos interacionais, isto é, situações cotidianas nas quais as pessoas se envolvem, identificadas por meio da construção de uma linha de tempo geral das atividades realizadas. Resultados: Os NERER como política de formação continuada e em serviço orienta-se por princípios e diretrizes, tais como, a formação entre pares, a valorização das práticas que emergem do próprio contexto educacional, a formação como um direito e a escola como espaço de produção de conhecimento. Esses preceitos têm assegurado a continuidade da política e sua capilaridade em toda a rede municipal de educação. Conclusão: Os resultados que vem sendo alcançados pelos NERER, de reformulação das práticas pedagógicas, estão relacionados ao modo como organizam e desenvolvem as ações de formação, pautando-se na periodicidade, na formação entre pares e na seleção de temas articulados às demandas dos contextos de ensino.

Biografia do Autor

  • Andréa Cristina Ulisses de Jesus, UFMG

    Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Maria Lúcia Castanheira, UFMG

    Professora Titular, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Elizabeth Guzzo de Almeida, UFMG

    Professora Associada, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Referências

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Publicado

03/25/2025

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Formação docente para o antirracismo nos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais . (2025). Educação E Inclusão, 13(1), 121-142. https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1004

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