Formação docente para o antirracismo nos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais
DOI:
https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1004Palavras-chave:
Formação profissional; Antirracismo; Política Pública.Resumo
Introdução: Este artigo analisa uma experiência de implementação de uma política de formação continuada e em serviço instituída pelos Núcleos de Estudos das Relações Étnico-Raciais – NERER, criados na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, visando promover uma educação antirracista. Os NERER realizam processos formativos dos profissionais da educação, com a finalidade de implementar as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas escolas municipais. Objetivo: Analisar como a temática étnico-racial tem sido abordada em discussões e orientações realizadas na formação continuada de docentes para a construção de práticas pedagógicas antirracistas. Métodos: Análise de eventos interacionais, isto é, situações cotidianas nas quais as pessoas se envolvem, identificadas por meio da construção de uma linha de tempo geral das atividades realizadas. Resultados: Os NERER como política de formação continuada e em serviço orienta-se por princípios e diretrizes, tais como, a formação entre pares, a valorização das práticas que emergem do próprio contexto educacional, a formação como um direito e a escola como espaço de produção de conhecimento. Esses preceitos têm assegurado a continuidade da política e sua capilaridade em toda a rede municipal de educação. Conclusão: Os resultados que vem sendo alcançados pelos NERER, de reformulação das práticas pedagógicas, estão relacionados ao modo como organizam e desenvolvem as ações de formação, pautando-se na periodicidade, na formação entre pares e na seleção de temas articulados às demandas dos contextos de ensino.
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