Novo ensino médio e o ensino de novas tecnologias digitais: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1003

Palavras-chave:

Tecnologia Digital; Ensino Médio; Aprendizagem.

Resumo

Introdução: As novas tecnologias comunicacionais têm sido utilizadas cada vez mais pelas pessoas em várias práticas sociais cotidianas e em várias esferas da sociedade. Na educação, por exemplo, governos do nível federal e estadual, nos últimos anos, têm criado políticas para o uso e ensino de tecnologias digitais nas escolas. Objetivo: Examinar a implementação de uma política educacional de fomento ao ensino e uso de novas tecnologias digitais modernas em escolas da rede de ensino estadual de Minas Gerais. Métodos: Análises de eventos de letramento associados ao ensino do Google Forms, nas aulas de Tecnologia e Inovação, novo componente da matriz curricular, em uma turma do 1º ano do Novo Ensino Médio. Resultados: Evidenciou-se que o professor responsável por essa disciplina se esforça para atender às determinações legais. A precariedade da infraestrutura tecnológica da escola impactou na condução dos processos de ensino e de avaliação da aprendizagem por parte dos estudantes. A cultura do material impresso e do uso da folha de papel prevaleceu sobre as tentativas de uso contextualizado de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em sala de aula. Conclusão: Há uma distância entre a idealização e execução de políticas públicas e a realidade das escolas públicas.

Biografia do Autor

  • Guiomar Timóteo Coura, UFMG

    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Maria Lúcia Castanheira, UFMG

    Professora Titular, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Elizabeth Guzzo de Almeida, UFMG

    Professora Associada, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

     

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Publicado

03/25/2025

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Novo ensino médio e o ensino de novas tecnologias digitais: um estudo de caso. (2025). Educação E Inclusão, 13(1), 143-161. https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1003

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