Sobre a Revista
Educação e Inclusão é uma revista multidisciplinar de educação e saúde na inclusão social com uma abrangência em diversas áreas que atuam na educação como um todo. Os trabalhos publicados incluem todas as especialidades educativas e terapêuticas, tais como: psicologia, psiquiatria, pediatria, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física e áreas afins. Educação Inclusiva A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar, independentemente de sua classe social, cor, raça, comunidade ou capacidade intelectual e emocional. A Educação inclusiva prioriza um ensino coletivo, englobando também aqueles que têm necessidades especiais, tais como crianças autistas ou superdotadas, ou com necessidades especiais por falta de saúde ou formações congênitas incomuns, portadoras da Síndrome de Down, por exemplo. Alunos com necessidades especiais como surdos, mudos e paraplégicos ou tetraplégicos também são contemplados dentro deste tipo de educação. Trabalhar com a Educação Inclusiva também significa considerar povos de culturas diferentes, como populações ribeirinhas, tribos indígenas e quilombolas. A Educação Inclusiva busca atender e perceber as necessidades de todo e qualquer aluno em salas de aula comuns, promovendo sua aprendizagem e desenvolvimento individual. Envolve além dos professores diretamente ligados ao ambiente escolar também outros profissionais que trabalham ou atuam em educação especial, como por exemplo: professor de educação especial, educador físico, pedagogo, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, neuropsicopedagogo, dentre outros Na Educação inclusiva, a Psicologia do Comportamento Escolar, tem atuação expressa, principalmente com alunos que apresentam: Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento; Diversidade e Inclusão Educacional; Neurociências da Linguagem, Deficiência Auditiva/Surdez, Deficiência Visual; Deficiência Intelectual; Deficiência Física e Altas habilidades/Superdotação, dentre outras. A grade curricular de Educação Especial é composta por matérias que contemplem principalmente: a Acessibilidade e Tecnologias Assistivas; Alfabetização e Letramento; Arte e Educação Especial; Avaliação e Atendimento Educacional de Alunos com Deficiência Mental; Didática; Fundamentos Filosóficos, Sociólogos e Antropológicos da Educação; Gestão Educacional; Libras; Tópicos Especiais em Educação.