Atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais: Equidade e Inclusão no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/ei.v13i2.1008

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Educação; Inclusão Escolar; Métodos de Ensino; Administração.

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil, foi implementada a partir de 2008, estabelecendo diretrizes para a implementação do Atendimento Educacional Especializado e para a criação das Salas de Recursos Multifuncionais como estratégias fundamentais de garantia do direito à educação de estudantes com necessidades educacionais especiais. Neste cenário, este artigo analisa o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais no ensino médio de três escolas inclusivas da rede estadual do Maranhão. Objetivo: compreendeu-se como a organização das salas de recursos multifuncionais e a atuação do docente do atendimento educacional especializado contribuíram para a inclusão e a equidade no aprendizado dos estudantes com necessidades educacionais especiais, no período de 2009 a 2016. Métodos: Utilizou-se abordagem qualitativa, com estudo de caso, análise documental, observação de campo e entrevistas com doze sujeitos. Resultados: foram implantadas 313 salas de recursos multifuncionais na secretaria de educação do Maranhão no período estudado e que estas salas configuram espaços estratégicos de ensino e apoio, oferecendo recursos adaptados e suporte pedagógico contínuo. Contudo, persistem desafios relacionados à insuficiência de materiais e à sobrecarga docente. Conclusão: a efetividade do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais depende de gestão articulada, formação continuada e investimento permanente em políticas inclusivas, fundamentais para consolidar práticas pedagógicas justas e orientadas pela equidade.

Biografia do Autor

  • Carlos José de Melo Moreira, UFMA

    Professor Associado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luiz, MA, Brasil

  • Verônica Lima Carneiro Moreira, UFMA

    Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luiz, MA, Brasil

     

  • Amauri Carlos Ferreira, PUC

    Professor, Adjunto IV e Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Belo Horizonte, MG, Brasil

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Publicado

10/23/2025

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Seção

Artigos originais

Como Citar

Atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais: Equidade e Inclusão no Ensino Médio. (2025). Educação E Inclusão, 13(2), 199-210. https://doi.org/10.62827/ei.v13i2.1008