Adaptação curricular e suas interlocuções - escola, clínica e família: Estudo de caso e aplicação da Metodologia CDRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1002

Palavras-chave:

Inovação Organizacional; Cultura Popular; Educação Inclusiva; Plasticidade Cerebral.

Resumo

Introdução: Este artigo traz reflexões sobre aspectos da adaptação curricular e suas interrelações com a escola, família e clínica. Objetivo: Refletimos sobre os benefícios das adaptações curriculares e as dificuldades e resistências que se apresentam na escola e na família, bem como, trazemos recortes da legislação vigente em nosso país que protegem estudantes com dificuldades de aprendizagem, transtornos e síndromes. Métodos: Apresentamos a análise de caso clínico de uma estudante de oito anos, do terceiro ano do Ensino Fundamental, abordando a alteração da linguagem e suas implicações na aprendizagem. Resultados: Apresentaremos, a partir das análises, a eficácia e as estratégias da adaptação curricular por meio da Metodologia CDRA (Classificação Digital de Reenquadramento de Aprendizagem), que reconhece as diferentes maneiras de apropriação do conhecimento e propõe adaptações específicas para atender às suas necessidades individuais dos alunos, promovendo um ambiente inclusivo e equitativo. Conclusão: A Metodologia CDRA oferece suporte tanto para alunos quanto para professores, auxiliando na implementação de práticas pedagógicas adaptadas, que favorecem o desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Patricia Bacchi, Instituto IPAM

    Instituto IPAM, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Cassia Bacchi Soares, Instituto IPAM

    Instituto IPAM, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão, Instituto IPAM

    Instituto IPAM, Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Rosana Mendes Ribeiro, Instituto IPAM

    Instituto IPAM, Belo Horizonte, MG, Brasil

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Publicado

03/25/2025

Edição

Seção

Relatos de caso

Como Citar

Adaptação curricular e suas interlocuções - escola, clínica e família: Estudo de caso e aplicação da Metodologia CDRA. (2025). Educação E Inclusão, 13(1), 168-178. https://doi.org/10.62827/ei.v13i1.1002