Índice de capacidade para o trabalho de docentes do curso de fisioterapia em instituição de ensino superior na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.62827/fb.v25i3.1000Palabras clave:
docentes; avaliação da capacidade de trabalho; processo saúde-doença.Resumen
Introdução: O ensino superior tem se modificado em tecnologia ou em infraestrutura, exigido mais capacitação dos docentes e, consequentemente, aumentado às sobrecargas físicas e mentais. Objetivo: Avaliar a capacidade para o trabalho de docentes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior particular durante a pandemia da COVID-19, considerando suas condições de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Realizou-se entrevista com 18 docentes do curso de Fisioterapia, durante dois meses. Para a coleta dos dados, foram utilizados: um questionário de caracterização sociodemográfica e o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FACENE (parecer n. 4.373.034). Foram utilizados o teste de Kolmogorov-Smirnov, para verificar a normalidade da distribuição, e o teste de qui-quadrado para verificar a associação entre variáveis. Resultados: Pelo escore do ICT, 55,6% (n=10) dos docentes consideraram sua capacidade para o trabalho boa, de modo que esta esteve associada estatisticamente com uma menor faixa etária (p<0,05). 77,80% (n=14) referiram possuir menos de cinco doenças diagnosticadas, dos quais, 72,20% (n=13) não apresentaram impedimento para a realização do seu trabalho e 66,70% (n=12) relataram não ser preciso se ausentar do trabalho devido a problemas de saúde. Conclusão: É necessário que esses profissionais tenham suporte institucional para otimizar o ICT. Sugere-se investigações para verificar consequências específicas das adaptações e sobrecarga atribuídas após a pandemia da COVID-19.
Referencias
Ferreira AC. Capacidade para o trabalho e o trabalho docente: Um Estudo Comparativo entre Docentes de Instituições Públicas e Privadas do Ensino Superior. 2018. Available from: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30332/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20vers%c3%a3o%20final%20PDF%2012.02.pdf
Martinez MC, Latorre MR, Fischer FM. Capacidade para o trabalho: revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva. 2010;15(0):1553-1561. doi: 10.1590/S1413-81232010000700067
Cruz RM, Welter M, Guisso L. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID). 2010; 4: 147-160. doi: 10.17561/reid
Ilmarinen J, Tuomi K, Klockars M. By the Work Ability Index Over an 11-Year Period. Scandinavian Journal of Work, Environment and Health. 2013; 28(3): 179-188.
Conceição VM. Impactos da pandemia de COVID-19 no lazer e no trabalho do professor universitário em home office. Revista do Programa de pós-graduação interdisciplinar em estudos de lazer. 2021; 24 (3): 490-526. doi: 10.35699/2447-6218.2021.36337
Freitas RF, Ramos DS, Freitas TF, Souza GR, Pereira EJ, Lessa AC. Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria. 2021; 70 (4): 283-92. doi: 10.1590/0047-208500000034
Medeiros AM, Vieira MD. Ausência ao trabalho por distúrbio vocal de professores da Educação Básica no Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2019; 35(1): e00171717. doi: 10.1590/0102-311X00171717
Godinho MR, Ferreira AP, Fayer VA, Bonfatti RJ, Greco RM. Capacidade para o trabalho e fatores associados em profissionais no Brasil. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. 2017, 15(1): 88-100. doi: 10.5327/Z1679443520177012
Silva AF, Estrela F, Lima NS, Abreu CT. Saúde mental de docentes universitários em tempos de pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2020; 30(2): e300216. doi: 10.1590/S0103-73312020300216
Santos GM, Silva ME, Belmonte BD. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. 2021; 21(1): 237-243. doi: 10.1590/1806-9304202100S100013
Souza KR, Santos GB, Santos Rodrigues AM, Felix EG, Gomes L, Rocha GL, Peixoto RB. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde. 2021; 19:e00309141. doi: 10.1590/1981-7746-sol00309
Lima Júnior JP, Silva TF. Análise da sintomatologia de distúrbios osteomusculares em docentes da Universidade de Pernambuco–Campus Petrolina. Revista Dor. 2014: 15(4): 276-280. doi: 10.5935/1806-0013.20140060
De Melo ES, Medeiros TM, Tomaz AF. Influência dos Fatores Sociodemográficos na Capacidade Para o Trabalho de Docentes Universitários. TEMA-Revista Eletrônica de Ciências (ISSN 2175-9553). 2016; 17(26): 27. Available from: http://revistatema.facisa.edu.br/index.php/revistatema/article/view/791
Borba BM, Diehl L, Santos AS, Monteiro JK, Marin AH. Síndrome de Burnout em professores: estudo comparativo entre o ensino público e privado. Psicologia Argumento. 2017; 33(80):270-281. doi: 10.7213/psicol.argum.33.080.AO08
Anais do 39° Seminário de atualização de práticas docentes; 2020; Goiás, Brasil. Goiás: Associação Educativa Evangélica-UniEvangélica. 2022. Available from:https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5730/3208
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thainan Winne Baraúna da Silva, Juberlânia do Nascimento Matias dos Santos, Laura de Sousa Gomes Veloso, Matheus dos Santos Soares, Emanuelle Silva de Mélo da Nóbrega (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.