Índice de capacidade para o trabalho de docentes do curso de fisioterapia em instituição de ensino superior na pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/fb.v25i3.1000

Palavras-chave:

docentes; avaliação da capacidade de trabalho; processo saúde-doença.

Resumo

Introdução: O ensino superior tem se modificado em tecnologia ou em infraestrutura, exigido mais capacitação dos docentes e, consequentemente, aumentado às sobrecargas físicas e mentais. Objetivo: Avaliar a capacidade para o trabalho de docentes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior particular durante a pandemia da COVID-19, considerando suas condições de saúde. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Realizou-se entrevista com 18 docentes do curso de Fisioterapia, durante dois meses. Para a coleta dos dados, foram utilizados: um questionário de caracterização sociodemográfica e o Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FACENE (parecer n. 4.373.034). Foram utilizados o teste de Kolmogorov-Smirnov, para verificar a normalidade da distribuição, e o teste de qui-quadrado para verificar a associação entre variáveis. Resultados: Pelo escore do ICT, 55,6% (n=10) dos docentes consideraram sua capacidade para o trabalho boa, de modo que esta esteve associada estatisticamente com uma menor faixa etária (p<0,05). 77,80% (n=14) referiram possuir menos de cinco doenças diagnosticadas, dos quais, 72,20% (n=13) não apresentaram impedimento para a realização do seu trabalho e 66,70% (n=12) relataram não ser preciso se ausentar do trabalho devido a problemas de saúde. Conclusão: É necessário que esses profissionais tenham suporte institucional para otimizar o ICT. Sugere-se investigações para verificar consequências específicas das adaptações e sobrecarga atribuídas após a pandemia da COVID-19.

Biografia do Autor

  • Thainan Winne Baraúna da Silva, FACENE

    Graduada pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE/FAMENE), João Pessoa, PB, Brasil 

  • Juberlânia do Nascimento Matias dos Santos, FACENE

    Graduada pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), João Pessoa, PB, Brasil 

  • Laura de Sousa Gomes Veloso, FACENE

    Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), João Pessoa, PB, Brasil 

  • Matheus dos Santos Soares, FACENE

    Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), João Pessoa, PB, Brasil 

  • Emanuelle Silva de Mélo da Nóbrega, FACENE

    Docente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE), João Pessoa, PB, Brasil 

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Publicado

09/16/2024

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Índice de capacidade para o trabalho de docentes do curso de fisioterapia em instituição de ensino superior na pandemia da COVID-19. (2024). Fisioterapia Brasil, 25(3), 1469-1480. https://doi.org/10.62827/fb.v25i3.1000