A utilização de cartilha como tecnologia educacional em saúde: tendências na produção científica nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v24i4.4081

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional; Enfermagem; Ciências da Saúde.

Resumo

Introdução: A cartilha é considerada uma tecnologia leve de educação, capaz de dialogar com diferentes públicos e realidades socioculturais, favorecendo o empoderamento dos sujeitos e o incentivo à autonomia no cuidado à saúde. Objetivo: Descreveu-se as tendências das produções brasileiras de teses e dissertações, na área das Ciências da Saúde, acerca da construção de cartilhas como Tecnologia educacional. Métodos: Revisão narrativa desenvolvida a partir da questão: “Quais as tendências nacionais de Teses e Dissertações acerca da construção de cartilhas como Tecnologias Educacionais?”. A coleta ocorreu na base de dados Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A coleta de dados se deu no mês de junho de 2024. Os critérios de inclusão foram estudos sobre construção e/ou validação de Tecnologias educacionais em formato de cartilha no contexto hospitalar. Foram excluídos os estudos que não atendiam à pergunta de revisão e critérios apresentados. A análise dos resultados de maneira descritiva e emprego de frequências absolutas (n) e relativas (%). Resultados: Foram incluídos 22 estudos, destes 21 eram dissertações e uma tese. Dentre as cartilhas educativas, foram construídas para mães, pais e/ou cuidadores de crianças com alguma condição crônica (31,8%, n=7) e para pacientes adultos com alguma doença crônica (22,7%, n=5). Outros três estudos para ações de promoção da segurança do paciente, incluindo a prevenção de quedas e cirurgia segura. Conclusão: Construção de cartilhas é uma produção atual, desenvolvidas, majoritariamente, em universidades públicas na área da Saúde da Criança e do Adolescente e para mães, pais e/ou cuidadores de crianças com alguma condição crônica, sendo desenvolvidas, predominantemente, em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Biografia do Autor

  • Ana Graciele de Freitas Gomes, UFSM

    Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

  • Taís Carpes Lanes, UFSM

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

  • Graziele de Lima Dalmolin , UFSM

    Enfermeira, Doutora em Enfermagem,  Professor do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

  • Katiane Sefrin Speroni, UFSM

    Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

  • Mariângela Herzog, UFSM

    Enfermeira, Mestranda em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

A utilização de cartilha como tecnologia educacional em saúde: tendências na produção científica nacional. (2025). Enfermagem Brasil, 24(4), 2702-2723. https://doi.org/10.62827/eb.v24i4.4081

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