The use of cartilha as educational technology: trends in national scientific production
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v24i4.4081Keywords:
Educational Technology; Nursing; Health Sciences.Abstract
Introduction: The card is considered a mild educational technology, capable of dialogue with different audiences and sociocultural realities, favoring the empowerment of subjects and the incentive to autonomy rather than health care. Objective: Identify the trends in Brazilian production of theses and dissertations, in the area of Health Sciences, regarding the construction of books as educational technology. Methods: Narrative review developed from the quest: “What are the national tendencies of Teses e Dissertações sobre da construção de cartilhas como Tecnologias Educacionais?” The queue is based on data Catalog of Theses and Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. The end result is due no later than June 2024. The criteria include studies on construction and/or validation of educational technologies in chart format in the hospital context. Studies that do not address the review question and criteria presented are excluded. To analyze two results in a descriptive manner and using absolute (n) and relative frequencies (%). Foram included 22 studies, of these 21 were dissertações and one these. Results: Within the educational cards, forums built for more, countries and/or caregivers of children with some chronic condition (31.8%, n=7) and for adult patients with some chronic disease (22.7%, n=5). Other three studies for patient safety promotion actions, including stay prevention and safe surgery. Conclusion: Construction of cards is a current product, developed, predominantly, in public universities in the area of Child and Adolescent Health and for more, country and/or caregivers of children with some chronic conditions, being developed, predominantly, in Post-Graduation Program in Enfermagem.
References
Salbego C, Nnietsche EA. Praxis Model for Technology Development: a participatory approach. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2023 [cited 2025 Jul 8];57:e20230041. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/YvD9V7bZM4f3FydwHWY3N8q/. doi:10.1590/1980-220X-REEUSP-2023-0041en
Teixeira E, Mota VMSS. Tecnologias educacionais em foco. São Paulo: Difusão Editora; 2011.
Sparapani V de C, Souza AIJ de, Anders JC, Coelho PJ, Kuerten RP. Modelo teórico-metodológico de elaboração e validação de tecnologia educacional para a área da enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem [Internet]. 2023 [cited 2025 Jul 10]; 37. Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/54361. doi: 10.18471/rbe.v37.54361
Brunner B, Ebner M. "The synergy of educational technologies and self-regulated learning: a systematic scoping literature review." International Conference on Interactive Collaborative Learning. Cham: Springer Nature Switzerland [Internet]. 2025 [cited 2025 Jul 11]; 1261:301-315.Available from: https://www.academia.edu/128334800/The_Synergy_of_Educational_Technologies_and_Self_Regulated_Learning_A_Systematic_Scoping_Literature_Review. doi: 10.1007/978-3-031-85649-530
Nur AA, Suroso J. "Enhancing Nurses' Proficiency: A Study on the Impact of Caring Education Booklets." Proceedings Series on Health & Medical Sciences. 2024; 231-235.
Oliveira RS. Desenvolvimento e validação de uma cartilha educativa sobre câncer infantojuvenil. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará [Internet]. 2016 [cited 2025 Jul 2]. Available from: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=88324.
Martins RMG. Cartilha educativa para promoção do autocuidado em hanseníase. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Universidade Regional do Cariri – URCA [Internet]. 2016 [cited 2025 Jul 1]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5158788.
Vieira NR. Validação de cartilha educativa direcionada a idosos com insuficiência cardíaca. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Regional do Cariri – URCA [Internet]. 2019 [cited 2025 Jul 2]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7656977.
Missiaggia LPS. Cartilha de orientações para famílias de crianças com cardiopatias congênitas. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto [Internet]. 2016 [cited 2025 Jul 12]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4013345.
Galdino YLS. Construção e validação de cartilha educativa para o autocuidado com os pés de pessoas com diabetes. 2015. Dissertação (Mestrado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Ceará [Internet]. 2015 [cited 2025 Jul 5]. Available from: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2140898.
Araújo MM. Construção e validação de cartilha educativa para orientação dos pais sobre asma na infância. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal do Ceará [Internet]. 2016 [cited 2025 Jul 6]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4014077.
Barros LM. Construção e validação de uma cartilha educativa sobre cuidados no perioperatório da cirurgia bariátrica. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará [Internet]. 2015 [cited 2025 Jul 7]. Available from: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1582700.
Cavalcante CWC. Construção de cartilha sobre complicações crônicas em Diabetes Mellitus tipo 2. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem) – Universidade de Fortaleza [Internet]. 2023 [cited 2025 Jul 15]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14340884
Moreira AMA. Construção e validação de cartilha educativa para prevenção de quedas em idosos. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará [Internet]. 2017 [cited 2025 Jul 25]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4993302
Bastos LF. Construção e validação de cartilha educativa para pais de crianças cardiopatas. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará [Internet]. 2017 [cited 2025 Jul 22]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5622573
Scienza APM. Desenvolvimento de cartilha com orientações sobre os cuidados com a pele de pessoas com radiodermite. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos [Internet]. 2023 [cited 2025 Jul 14]. Available from: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13912684
Hermes TSV. Educação em saúde para crianças diabéticas por meio de cartilha educativa e abordagem lúdica. 2017. Dissertação (Mestrado em Biociências) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná [Internet]. 2017 [cited 2025 Jul 5]. Available from: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5824913
Souza SMF. Construção e validação de cartilha educativa para orientação das mães sobre os cuidados pós-transplante cardíaco pediátrico. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará [Internet]. 2015 [cited 2025 Jul 4]. Available from: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2498181
Oliveira BV. Desenvolvimento e validação de cartilha educativa sobre prematuridade. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre [Internet]. 2022 [cited 2025 Jul 14]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11916231
Moreira DAA. Cartilha sobre a assistência de enfermagem ao paciente com sepse e choque séptico baseada no modelo conceitual de Myra Levine. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Regional do Cariri [Internet]. 2021 [cited 2025 Jul 10]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10684360
Rodrigues EV. Educação e saúde para pacientes vítimas de escalpelamento em tratamento hospitalar: elaboração e validação de cartilha educativa. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Saúde na Amazônia) - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará [Internet]. 2018 [cited 2025 Jul 15]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7827601
Viana MML. Construção de uma cartilha educativa sobre segurança do paciente na unidade de recuperação pós-anestésica. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa [Internet]. 2022 [cited 2025 Jul 12]. Available from: https://sucupiralegado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11960522
Vale JMM. Cartilha “Aprendendo melhor a cuidar de si” para o autocuidado do cuidador de adoecidos pelo câncer. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - [Instituição não especificada] [Internet]. 2021 [cited 2025 Jul 1]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11028221
Souza NPG. Construção e validação de cartilha educativa para a prevenção de infecções transmitidas por contato: estudo experimental randomizado controlado. 2019. Tese (Doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) – Universidade Estadual do Ceará [Internet]. 2019 [cited 2025 Jul 13]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9134685
Ribeiro AJV. Elaboração e validação de cartilha educativa sobre o manejo da hiper-reatividade brônquica para cuidadores de crianças com displasia broncopulmonar. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Estadual do Ceará [Internet]. 2019 [cited 2025 Jul 16]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=892951
Oliveira JA. Desenvolvimento e validação de uma cartilha para promoção do envolvimento de acompanhantes na segurança do paciente em unidades de terapia intensiva neonatal. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Minas Gerais [Internet]. 2022 [cited 2025 Jul 8]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12937443
Filgueiras IBR. Avaliação prospectiva da compreensão do paciente candidato a transplante de medula óssea pré e pós implementação de uma cartilha educativa. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência Aplicada à Qualificação Médica) – Universidade Estadual de Campinas [Internet]. 2023 [cited 2015 Jul 25]. Available from: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=14061548
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2005 [cited 2025 Jul 9]; 13(5): 754-757. Available from: https://www.scielo.br/j/rlae/a/6ZJ3s4DtMzZvSJn4JbpD3WB/abstract/?lang=pt doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022
Mendes KDS, Silveira RC de CP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm [Internet]. 2008 [cited 2025 Jul 20]; 17(4):758–64. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?format=html&lang=pt. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ana Graciele de Freitas Gomes, Taís Carpes Lanes, Graziele de Lima Dalmolin , Katiane Sefrin Speroni, Mariângela Herzog (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.