Cuidados ao paciente pediátrico autista em unidades de emergência hospitalar: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i4.4026

Palavras-chave:

Pediatria; transtorno do espectro autista; serviço hospitalar de emergência; cuidados de enfermagem.

Resumo

Introdução: o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta áreas cruciais como a interação social, a comunicação, o comportamento, o movimento e a cognição; há um aumento global na prevalência deste problema tem gerado maior demanda por atendimento nos setores de emergência, representando um desafio para as equipes de saúde. Objetivo: identificar na literatura informações sobre os cuidados ao paciente pediátrico com Transtorno do Espectro Autista em unidades de emergência hospitalar. Métodos: revisão integrativa construída em seis etapas. A busca bibliográfica ocorreu em maio de 2023, online, na EMBASE, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), utilizando os descritores “Nurse Care/Cuidados de Enfermagem”, “Autism/Autismo”, “Hospital/Hospital”. A análise foi realizada de forma descritiva. Resultados: a amostra foi composta por 6 artigos. Dentre os cuidados, os estudos sugerem: adaptações na assistência das emergências para o atendimento das crianças com autismo, em função do estímulo fornecido pelo excesso de ruídos e iluminação; fortalecimento da assistência conjunta, com participação da família nos momentos de atendimento; aprimoramento o conhecimento dos profissionais da equipe sobre a melhor maneira de acolher. Conclusão: este estudo identificou cuidados aos pacientes pediátricos com autismo ao necessitarem de serviços de emergência, fortalecendo a importância da atenção personalizada e especializada. Neste sentido, sugere-se a inclusão deste tema na formação dos profissionais, assim como a promoção de capacitação aos que se encontram nas linhas de frente das emergências.

Biografia do Autor

  • Vanessa Bennemann, UFRGS

    Enfermeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

  • Maria Carlota Borba Brum, UFRGS

    Graduada em Medicina, Mestrado em Ciências Médicas: Pneumologia e Doutorado em Ciências Médicas: Endocrinologia. Professora Adjunta do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Cuidados ao paciente pediátrico autista em unidades de emergência hospitalar: uma revisão integrativa. (2024). Enfermagem Brasil, 23(4), 1836-1849. https://doi.org/10.62827/eb.v23i4.4026