Raciocínio clínico em enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i5.4028

Palavras-chave:

Raciocínio clínico; diagnóstico de enfermagem; educação em enfermagem.

Resumo

Introdução: O raciocínio clínico é frequentemente utilizado na literatura científica para descrever os processos mentais envolvidos no atendimento aos usuários no âmbito da saúde, o aprimoramento do raciocínio clínico, consiste da precisão do enfermeiro, perante a complexidade da assistência realizada, frequentemente os obstáculos como insuficiência de recursos humanos, financeiros e materiais agravam a assistência prestada. Objetivo: identificar, analisar e discutir o estado da arte sobre raciocínio clínico, para os estudantes de enfermagem quanto na prática profissional da enfermagem. Métodos: revisão integrativa, de caráter exploratório, retrospectivo, por meio da estratégia PICo, sendo artigos publicados nas bases de dados Pubmed, Bireme e SciELO nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados no período de 2018 a 2023. Resultados: foram encontrados 32 artigos disponíveis on-line na plataforma Pubmed, já na SciELO foram encontrados 06 artigos e na plataforma Bireme foram encontrados 127 artigos, após as leituras dos respectivos artigos, foram excluídos 156 artigos, totalizando uma amostra final de 9 artigos. Os estudos analisados abordam o uso de ferramentas digitais e de casos clínicos para o aprimoramento do raciocínio clínico em enfermagem. Embora o Guia Autoinstrucional para o Raciocínio Clínico (GARC) não tenha evidenciado aumento na acurácia, outras abordagens, como softwares específicos e casos clínicos reais, mostraram-se potencialmente eficazes como estratégias educacionais, reforçando a relevância de recursos que promovam decisões diagnósticas seguras e precisas. Conclusão: Revela-se uma escassez de publicações abordando o tema do raciocínio clínico em enfermagem, destacando assim a necessidade imediata dos pesquisadores explorarem essa temática de elevada relevância, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

Biografia do Autor

  • Mayara Munin Acióle Hoffmeister, UEMS

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

  • Marcos Antonio Nunes de Araújo, UEMS

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

  • Marcia Maria Ribera Lopes Spessoto, UEMS

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

  • Eduardo Espindola Fontoura Júnior, UEMS

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

  • Andréia Insabralde de Queiroz Cardoso, UEMS

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

  • Marina Rodrigues Maestri, UEMS

    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, MS, Brasil

Referências

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Raciocínio clínico em enfermagem: uma revisão integrativa. (2024). Enfermagem Brasil, 23(5), 1986-1997. https://doi.org/10.62827/eb.v23i5.4028

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