Impacto das lesões por pressão na qualidade de vida: diagnósticos educativos e estratégias de enfrentamento
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v23i3.4017Palavras-chave:
Educação em enfermagem; úlcera por pressão; serviços de assistência domiciliar.Resumo
Introdução: As lesões por pressão, também conhecidas como úlceras de decúbito, são áreas de pele e tecido danificado causadas por pressão prolongada em uma área específica do corpo, frequentemente em indivíduos com mobilidade reduzida. As pessoas com lesões por pressão em domicílio necessitam de cuidados contínuos e específicos para prevenir complicações adicionais e promover a cicatrização. Objetivo: Identificar diagnósticos educativos em saúde de pessoas com lesão por pressão domiciliares atendidas pelo Programa Melhor em Casa. Métodos: Este artigo descreve uma pesquisa baseada em design realizada em Dourados Mato Grosso do Sul, no mês de novembro de 2023. Participaram da pesquisa vinte e dois sujeitos, 10 (dez) mulheres e 12 (doze) homens, com uma média de idade de 72,2 anos. A análise de conteúdo foi realizada à luz do referencial de Maria Helena Salgado Bagnato. Resultados: Foram identificados dois diagnósticos educativos principais: fornecer informações claras sobre prevenção e tratamento das lesões por pressão e desenvolver estratégias para o manejo adequado das condições de saúde que contribuem para o aparecimento das lesões. Conclusão: A partir desses diagnósticos, as ações educativas em saúde devem focar em planejar alternativas para a compreensão do processo de tratamento e prevenção das lesões, bem como promover meios para que os pacientes se adaptem melhor às limitações impostas pelas lesões, tornando-se agentes ativos em seu processo de cuidado e educação em saúde.
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