Nível de aptidão física de alunos com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais em instituição de assistência educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62827/ei.v13i2.1007

Palabras clave:

Aptidão Física; Autismo; Síndrome de Down; Deficiências Cognitivas.

Resumen

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e deficiências intelectuais representam as principais condições associadas a atrasos no desenvolvimento motor em crianças e adolescentes. Essas condições impactam significativamente aspectos relacionados à coordenação motora, equilíbrio, força, atenção, linguagem, habilidades sociais e desempenho escolar. Objetivo: O objetivo do trabalho foi avaliar e classificar com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais de uma instituição de assistência educacional. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 28 alunos, com idades entre 7 e 25 anos, que foram avaliados por meio da bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), abrangendo medidas de flexibilidade, força explosiva de membros superiores, agilidade, índice de massa corporal (IMC) e circunferências corporais. Resultados: Os resultados evidenciaram que há um desempenho motor abaixo da média em praticamente todas as variáveis, sendo observadas maiores limitações em flexibilidade e arremesso. Notou-se ainda uma prevalência de sobrepeso, principalmente entre os meninos, com níveis elevados de circunferência abdominal e de pescoço, indicadores que elevam os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas. Conclusão: A presente pesquisa evidenciou que a aplicação de uma bateria de testes padronizados como o PROESP-BR, é uma ferramenta útil na avaliação e acompanhamento do desenvolvimento motor de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos voluntários apresentou níveis abaixo da média esperada em variáveis como flexibilidade, força explosiva e agilidade, indicando comprometimentos no desempenho motor global.

Biografía del autor/a

  • Carlos Alberto Nascimento, UNIMES

    Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos, SP, Brasil

  • Dilmar Pinto Guedes Jr, UNIMES

    Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos, SP, Brasil

  • Isabel Cristina Possati, APAE

    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Santos, SP, Brasil

  • Lucca Fazan, UNIMES

    Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos, SP, Brasil

  • Rodrigo Pereira da Silva , UNIMES

    Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Santos, SP, Brasil

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Publicado

2025-10-23

Cómo citar

Nível de aptidão física de alunos com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais em instituição de assistência educacional. (2025). Educação E Inclusão, 13(2), 190-198. https://doi.org/10.62827/ei.v13i2.1007