Docência na EPT e Inclusão Social: Um estudo sobre práticas pedagógicas transformadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/ei.v13i2.1006

Palavras-chave:

Professores; Inclusão Social; Integração Escolar; Capacitação de Professores; Métodos Pedagógicos.

Resumo

Introdução: Parte-se da premissa de que a EPT ocupa um papel estratégico na formação de sujeitos críticos, capazes de atuar no mundo do trabalho de forma ética, cidadã e consciente. Objetivo: analisar como as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) contribuem para a inclusão social e a promoção da justiça educacional. Métodos: realizou-se uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, a partir da seleção de produções acadêmicas publicadas nos últimos dez anos e disponíveis em bases científicas reconhecidas. Resultados: a análise evidenciou que, apesar dos avanços na ampliação do acesso à EPT, por meio de políticas públicas como o Pronatec e a expansão dos Institutos Federais, ainda persistem desafios significativos relacionados à permanência, ao êxito acadêmico e à construção de práticas pedagógicas inclusivas. Verificou-se que a formação docente, o uso de metodologias ativas, o planejamento integrador e a utilização crítica das tecnologias digitais são elementos fundamentais para a efetivação de uma prática pedagógica transformadora. Conclusão: a docência na EPT precisa estar comprometida com a equidade e com a construção de currículos sensíveis à diversidade, contribuindo para uma educação emancipadora e para a superação das desigualdades educacionais.

Biografia do Autor

  • Gebson Andrei de Almeida Diniz , UFSM

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil 

  • Ascísio dos Reis Pereira, UFSM

    Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil

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Publicado

10/23/2025

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Docência na EPT e Inclusão Social: Um estudo sobre práticas pedagógicas transformadoras. (2025). Educação E Inclusão, 13(2), 179-189. https://doi.org/10.62827/ei.v13i2.1006