Utilização da realidade virtual na coordenação motora de crianças com síndrome de down: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/fb.v25i1.tk45

Palavras-chave:

síndrome de down; realidade virtual; habilidades motoras.

Resumo

Objetivo: Analisar os benefícios obtidos no desenvolvimento da coordenação motora através da utilização da realidade virtual. Materiais e Método:  Foi realizada uma revisão integrativa, através do acrônimo (P) Indivíduos portadores de síndrome de Down; (I) Utilização de jogos com realidade virtual; (C) Não será aplicado; (O) Melhora, manutenção e estímulo da coordenação motora global; (T) Ensaios clínicos randomizados ou não. A pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas BVS, Cochrane, LILACS, PEDro, SciELO, através da consulta pelos descritores: síndrome de Down, jogos experimentais, realidade virtual, jogos eletrônicos, habilidades motoras, Transtornos das Habilidades Motoras. Procurou-se por artigos apresentados na íntegra, escritos em Português, inglês e espanhol, dos últimos 10 anos. Resultados: Baseado nos sete artigos analisados, foi constatado que a aplicação da terapia para aprimorar a coordenação motora através da realidade virtual demonstra resultados satisfatórios. Isso se deve à  variedade de atividades fornecidas pelos jogos que demandam concentração, esforço e destreza, além do rico conjunto de estímulos visuais e sensoriais que acentuam a melhoria do desempenho motor, contanto que sejam aplicados de forma adequada. Considerações Finais: Dos estudos analisados, verificou-se que a aplicação da realidade virtual como terapia oferece benefícios significativos para melhorar a coordenação motora em pessoas com Síndrome de Down. Esta abordagem não só contribui diretamente para o progresso, mas também torna o tratamento mais atraente devido à sua abordagem lúdica. Contudo, há uma necessidade clara de realizar novas pesquisas para elucidar o processo neurofisiológico da realidade virtual como método de tratamento para a coordenação motora.

Biografia do Autor

  • Paloma Santos, UNICSUL

    Discente da Graduação em Fisioterapia, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil 

  • Natália Silveira, UNICSUL

     Discente da Graduação em Fisioterapia, Universidade Cruzeiro do Sul, (UNICSUL) São Paulo, SP, Brasil 

  • Ellen Melissa Malumbres Santos , UNICSUL

    Discente da Graduação em Fisioterapia, Universidade Cruzeiro do Sul, (UNICSUL) São Paulo, SP, Brasil 

  • Guilherme Crepaldi , UNICSUL

    Discente da Graduação em Fisioterapia, Universidade Cruzeiro do Sul, (UNICSUL) São Paulo, SP, Brasil 

  • Érika Christina Gouveia e Silva, UNICSUL

    Docente da Graduação em Fisioterapia, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Pesquisadora do Laboratório de Fisioterapia em Gerontologia (LEFIGE), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil 

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Publicado

05/14/2024

Como Citar

Utilização da realidade virtual na coordenação motora de crianças com síndrome de down: revisão integrativa. (2024). Fisioterapia Brasil, 25(1), 1237-1247. https://doi.org/10.62827/fb.v25i1.tk45