Efeitos do Programa TREINI® no desempenho e satisfação de metas funcionais de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: Uma análise preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/fb.v25i3.1003

Palavras-chave:

Paralisia cerebral; criança; reabilitação; equipe interdisciplinar de saúde.

Resumo

Introdução: O serviço centrado na família é caracterizado pela parceria colaborativa entre familiares e profissionais de saúde e inclui o envolvimento ativo das famílias na definição de metas e no processo de intervenção. Este é um dos princípios do TREINI®, um programa de intervenção interdisciplinar e centrado na família desenvolvido para crianças com Paralisia Cerebral (PC), Síndrome de Down e Mielomeningocele. Objetivo: Investigar a percepção dos pais sobre os efeitos do programa TREINI® no desempenho e na satisfação de metas funcionais em crianças com PC; avaliar se o programa TREINI® incorpora aspectos de colaboração família-profissional e a satisfação dos pais a intervenção. Métodos: Realizou-se um estudo quase-experimental de grupo único envolvendo 114 crianças com PC (idade=7,31±3,24 anos). A Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e um Questionário de Experiência foram utilizados como medidas de desfecho. O protocolo de intervenção teve a duração de 3 meses, 5x por semana, durante 3-4hs por dia e envolveu o treinamento de tarefas funcionais em ambiente naturalista associado ao uso de uma veste terapêutica. Resultados: Aproximadamente 63% (n=72) dos participantes demonstraram melhorias no desempenho e na satisfação, variando de 1 a 9 pontos na COPM. O programa TREINI® resultou em melhorias significativas no desempenho e na satisfação das metas funcionais (p<0,05). A maioria dos pais (87%, n=99) relatou que a intervenção incorporou a colaboração família-profissional, e 93% (n=106) expressaram satisfação com a intervenção. Conclusão: Na percepção dos pais, o desempenho e a satisfação com as metas funcionais melhoraram após as crianças receberem o programa TREINI®. Estudos futuros mais rigorosos são necessários para que esses achados, bem como outros relacionados, possam ser devidamente verificados.

Biografia do Autor

  • Thalita Karla Flores cruz, UFMG

    Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Amanda Aparecida Alves Cunha Nascimento, UFMG

    Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Arthur Felipe Barroso Lima, UFMG

    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Gabriela Oliveira, UFMG

    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

  • Deisiane Oliveira Souto, UFMG

    Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

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Publicado

09/16/2024

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Efeitos do Programa TREINI® no desempenho e satisfação de metas funcionais de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: Uma análise preliminar. (2024). Fisioterapia Brasil, 25(3), 1481-1496. https://doi.org/10.62827/fb.v25i3.1003