Estética precisar vir junto e caminhar com a Ética
DOI:
https://doi.org/10.62827/Resumen
A relação entre estética e ética (no sentido estrito e filosófico do termo) é um tema que ganha cada vez mais relevância em um mundo onde as decisões são frequentemente influenciadas por padrões visuais, percepções culturais e vida midiatizada pelas redes sociais. A estética, entendida como o estudo da beleza e do gosto, não deve ser dissociada da ética, que se refere aos princípios morais que regem o comportamento humano. Nenhum profissional da estética, seja de que formação for pode sobrepor sua técnica ao zelo e cuidado com a vida humana. Muitas vezes pairam nesse universo os “egos inflados” profissionais, brigas sem sentidos e mais uma vez não podemos permitir que o “cliente” seja prejudicado.
A estética não é apenas uma questão de aparência, do físico, do procedimento realizado; ela molda as experiências e as interações humanas. Em diversas áreas, como a publicidade, a moda e as artes, a estética tem o poder de influenciar comportamentos e decisões. No entanto, quando a busca pela beleza e pela atratividade se torna a única prioridade, a ética pode ser comprometida. Por exemplo, campanhas publicitárias que utilizam imagens manipuladas para promover padrões de beleza inatingíveis podem impactar negativamente a autoestima e a saúde mental das pessoas, muitas pessoas já “doentes” ao vislumbrar esse “mundo da fantasia” pioram seus quadros de saúde e não se sentem pertencentes à realidade. Outro exemplo é a estética aplicada ao corpo humano, ao físico, procedimentos que não baseados em evidência científicas e considerem a formação sólida do profissional são um perigo.
Um estudo realizado por Tiggemann e Slater (2014) mostrou que a exposição a imagens idealizadas de beleza pode levar a um aumento da insatisfação corporal e a comportamentos alimentares prejudiciais, especialmente entre jovens mulheres. Esses achados mostram a necessidade de uma abordagem ética na construção de narrativas estéticas, que considere o impacto social e psicológico das representações visuais.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Hércules Lázaro Morais Campos (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.