Avaliação dos serviços de saúde infantil na atenção primária: Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v24i4.4079Palavras-chave:
Saúde da Criança; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa sobre Serviços de Saúde.Resumo
Introdução: A avaliação dos serviços de saúde infantil na Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para garantir um cuidado de qualidade. Objetivo: Descrever as produções científicas de pós-graduação brasileiras acerca da avaliação dos serviços de saúde infantil na Atenção Primária. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo narrativa da literatura, que empregou a busca de informações no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a busca na base de dados foram utilizados os descritores em português “saúde da criança”, “atenção primária à saúde” e "avaliação dos serviços de saúde", separadas pelo operador booleano AND. A busca foi realizada no mês de junho de 2024, sem recorte temporal. Para seleção dos estudos foram adotados os critérios de inclusão: teses e dissertações nacionais, sem restrição de área de conhecimento e sem recorte temporal, que respondessem à pergunta de revisão, o que permitiu identificar a tendência das produções na referida temática. Os critérios de exclusão foram: estudos não disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e produções científicas que não foram executadas na APS. Resultados: Foram selecionadas doze produções, oito dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado, provenientes, majoritariamente, de programas de Pós-Graduação em Enfermagem. A região centro-oeste foi a única que não evidenciou nenhum estudo e a região Sul concentrou a maior parte deles. A abordagem metodológica predominante foi a quantitativa e o principal instrumento de avaliação utilizado foi o Primary Care Assessment Tool. Conclusão: A qualidade da assistência à saúde da criança na Atenção Primária ainda se encontra aquém do ideal, indicando a necessidade de melhorar os serviços oferecidos na APS, incluindo o fortalecimento da rede de atenção voltada para as crianças e a qualificação dos profissionais.
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