Sala de espera: uma estratégia educativa para a promoção em saúde no ambulatório multiprofissional na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.g913

Palavras-chave:

saúde do homem; intervenção educativa; câncer de próstata.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência vivenciada sobre a utilização da sala de espera ambulatorial como estratégia educativa para a promoção da saúde aos usuários do SUS. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que fez uso da metodologia da teoria da problematização. Resultados: Os resultados foram apresentados de acordo com as etapas da ferramenta Arco de Maguerez, a saber: observação da realidade, identificação dos pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. A dinâmica foi realizada na sala de espera do Serviço Ambulatorial da Fundação Pública Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) pelo enfermeiro residente em cardiologia para os usuários presentes no ambulatório, que estavam aguardando sua consulta, no dia 24 de novembro de 2023, período da manhã, com duração de 20 minutos. Por se tratar do mês de novembro, o foco da dinâmica foi referente a saúde do homem, com orientações aos usuários sobre a importância do autocuidado, necessidade de consulta médica periódica, alimentação regular, atividade física, entre outros. A dinâmica se deu de forma muito proveitosa, pois os usuários aproveitaram o espaço para esclarecer suas dúvidas, expressar seus anseios e otimizarem o seu tempo de espera para o atendimento ambulatorial. Conclusão: Infere-se que, tratar preventivamente a saúde do homem é um desafio para as unidades de saúde. Contudo, movimentos como o “Novembro Azul” auxiliam na superação de tal desafio. Vale destacar que palestras expositivas de orientação para a promoção à saúde são meios eficientes de intervenção para a comunidade.

Biografia do Autor

  • Drª Milene de Andrade Gouvêa Tyll, UEPA

    Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus IV; Especialista em UTI (UEPA), Especialista em Urgência e Emergência e Gestão nos Serviços Hospitalares da Faculdade Iguaçu, PR; Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC), Drª em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS/Py), Paraguai

  • Davi Caldas dos Santos, UEPA

    Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Tucuruí. Especialista em Atenção à Saúde Cardiovascular (UEPA/HCGV), Residente Multiprofissional de Urgência e Emergência no Trauma (UEPA/HMUE), Belém, PA, Brasil 

  • João Gabriel Duarte de Lima, FHCGV

    Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Belém; Especialização em Atenção à Saúde Cardiovascular pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (UEPA-Hospital de Clínicas Gaspar Vianna), Belém, PA, Brasil

  • Pauliceia dos Santos Neves, UNIFAMAZ

    Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ), Especialista em Enfermagem em UTI, MBA em Auditoria e Qualidade de Sistema em Saúde, Gestão Hospitalar e Gestão Estratégica, Belém, PA, Brasil

  • Josiane Rodrigues Freitas, UNINASSAU

    Enfermeira Graduada pela Faculdade Uninassau (UNINASSAU), Especialista em Gestão Hospitalar e Gestão Estratégica pela Faculdade Iguaçu, Capanema, PR, Especialista em Auditoria em Enfermagem pela Faculdade Única (Grupo Prominas), Ipatinga, MG, Brasil

  • Márcia Andréa da Gama Araújo, UEPA

    Enfermeira Graduado pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), Campus IV- Belém, PA; Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), e Drª em Saúde Pública pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales em Asunción, Paraguay

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Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Sala de espera: uma estratégia educativa para a promoção em saúde no ambulatório multiprofissional na Amazônia. (2024). Enfermagem Brasil, 23(1), 1535-1542. https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.g913