Percepção de educadores da rede pública e privada de Juazeiro-BA sobre ações educativas de promoção à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i2.4006

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar; enfermagem em saúde; comunitária; professores escolares; atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção de professores da rede pública e privada de Juazeiro-BA acerca da importância das ações de educação em saúde na implementação de ações educativas voltadas à promoção da saúde. Métodos: A pesquisa é quanti-qualitativa. A amostra é composta por 33 professores de duas escolas da Educação Básica, sendo uma pública e outra privada do município de Juazeiro, estado da Bahia. O critério de inclusão foi lecionar na Educação Básica e de exclusão aqueles que não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões dicotômicas e dissertativas. As informações oriundas das questões dicotômicas foram convertidas em frequência. Já as informações qualitativas foram tratadas pela análise de conteúdo através do software MAXqda 2010. Resultados: Os professores expressam a necessidade do processo de educação em saúde como necessário no ambiente escolar, entretanto não possuem capacitação e relatam não participarem ou promoverem espaços de promoção à saúde. Conclusão: É preciso maior integralidade entre saúde e educação para que assim possam provocar mudanças significativas quanto à formação de jovens e adultos saudáveis e conhecedores de que saúde perpassa apenas a ausência de doença.

Biografia do Autor

  • Joana Aparecida Silva da Rocha Braga , UNIVASF

    Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, Brasil 

  • Luciana Patrícia Brito Lopes, UPE

    Enfermeira Graduada pela Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina, PE, Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Associado (UPE/UEPB), Recife, PE, Brasil

  • Simone Luciana Triquez, UNOESC

    Enfermeira Graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), SC, Brasil 

  • Marhla Laiane de Brito Assunção, IFSertãoPE

    Enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Petrolina, PE, Brasil 

  • José Igor Rodrigues dos Santos, UNIVASF

    Enfermeiro pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Especialista em Emergência pela (UNIVASF) e Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas, BA, Brasil 

  • Rogério Carvalho de Figueredo, UFG

    Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), GO, Brasil 

  • Francis Natally de Almeida Anacleto , UFRRJ/FURG

    Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Docente no Instituto de Educação,  Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil 

  • Ferdinando Oliveira Carvalho, UNIVASF

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, PE, Brasil

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Publicado

2024-07-27

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Percepção de educadores da rede pública e privada de Juazeiro-BA sobre ações educativas de promoção à saúde. (2024). Enfermagem Brasil, 23(2), 1570-1579. https://doi.org/10.62827/eb.v23i2.4006