Percepção de educadores da rede pública e privada de Juazeiro-BA sobre ações educativas de promoção à saúde
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v23i2.4006Palavras-chave:
Serviços de saúde escolar; enfermagem em saúde; comunitária; professores escolares; atenção primária à saúde.Resumo
Objetivo: Descrever a percepção de professores da rede pública e privada de Juazeiro-BA acerca da importância das ações de educação em saúde na implementação de ações educativas voltadas à promoção da saúde. Métodos: A pesquisa é quanti-qualitativa. A amostra é composta por 33 professores de duas escolas da Educação Básica, sendo uma pública e outra privada do município de Juazeiro, estado da Bahia. O critério de inclusão foi lecionar na Educação Básica e de exclusão aqueles que não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões dicotômicas e dissertativas. As informações oriundas das questões dicotômicas foram convertidas em frequência. Já as informações qualitativas foram tratadas pela análise de conteúdo através do software MAXqda 2010. Resultados: Os professores expressam a necessidade do processo de educação em saúde como necessário no ambiente escolar, entretanto não possuem capacitação e relatam não participarem ou promoverem espaços de promoção à saúde. Conclusão: É preciso maior integralidade entre saúde e educação para que assim possam provocar mudanças significativas quanto à formação de jovens e adultos saudáveis e conhecedores de que saúde perpassa apenas a ausência de doença.
Referências
Martins J. Educação Física e Estilos de Vida: Porque são os adolescentes fisicamente (in)ativos? [Tese]. Lisboa: Tese Doutorado; 2015. Doutoramento.
Sardinha L B, Santos R, Vale S, Silva AM, Ferreira JP, Raimundo AM, Moreira H, Baptista F, Mota J. Prevalence of overweight and obesity among Portuguese youth: a study in a representative sample of 10-18-year-old children and adolescents. International Journal of Pediatric Obesity [Internet]. 2011 [cited 2018 Feb 16]; 6:124-128. Available from: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.3109/17477166.2010.490263?scroll=top&needAccess=true.
Martins J, Sallis J F, Marques A, Diniz J, Carreiro da Costa F. Potential correlates and outcomes of active commuting to school among adolescents. Motri. [Internet]. 2016 Dec [cited 2020 July 26]; 12(4): 62-72. Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2016000400008&lng=en. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.9565.
Brasil. Decreto n.º 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Institui o Programa de Saúde na Escola – PSE, e da outras providencias. Diário Oficial República Federativa do Brasil 05 dez. 2007; 2.
Brasil, Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica, portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, 2017.
Beserra EP, Torres C, Pinheiro PNC, Alves MDS, Barroso MGT. Pedagogia freireana como método de prevenção de doenças. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2011 [cited 2020 July 26] 16(Suppl 1): 1563-1570. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700092&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700092.
Figueredo RC. Educação em saúde na escola: atuação dos educadores e colaboração do enfermeiro. [Tese Mestrado on the Internet]. [place unknown]: Tese Mestrado; 2015 [cited 2020 Jul 26]. 1-101 s. Available from: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5334 Mestrado em Ciências da Saúde.
Bardin L. Análise de conteúdo. Edições 70. Lisboa; 2012.
Mainardi, Neuza. Educação em saúde: problema ou solução? [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública; 2010 [citado 2020-07-26]. doi:10.11606/T.6.2010.tde-13042010-165902.
Braga JA, CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTEXTO ESCOLAR: Contribuição e perspectiva do enfermeiro. [TCC on the internet]. [place unkdonwn]: TCC;2018 [cited 2020 jul 29]. 35s. Available from: https//www.univasf.edu.br/~tcc/000014/0000142c.p.pdf Bacharel em Enfermagem.
Rocha LPO, Rocha MO. A Conexão Educação em Saúde no ambiente escolar como exercício de promoção da saúde. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da UNIVAR [Internet]. 2016 [cited 2020 Jul 26];2(16):7-10. Available from: http://revista.univar.edu.br.
Faial LC, Silva RM, Pereira ER, Refrande SM, Souza LM, Faial CS. A escola como campo de promoção à saúde na adolescência: revisão literária. Revista ProuniverSUS [Internet]. 2016 Oct 27 [cited 2020 Jul 26]; 7(2):22-29. Available from: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/344.
Rocha LPO, Rocha MO. A Conexão Educação em Saúde no ambiente escolar como exercício de promoção da saúde. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da UNIVAR [Internet]. 2016 [cited 2020 Jul 26];2(16):7-10. Available from: http://revista.univar.edu.br.
Gomes AM, Santos MS, Finger D, Zanittini A, Franceschi VE, Souza JB, Haag FB, Silva DJ. Refletindo sobre as práticas de educação em saúde com crianças e adolescentes no espaço escolar: Um relato de extensão. Revista Conexão UEPG [Internet]. 2015 Aug 28 [cited 2020 Jul 26];11(3):332-341. Available from: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/7592/4808.
Vieira AG, Aerts DR, Camara S, Schubert C, Gedrat DC, Alves GG. A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação [Internet]. 2017 [cited 2020 Jul 26];12(2):916-932. DOI http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8492. Available from: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8492/6574.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joana Aparecida Silva da Rocha Braga , Luciana Patrícia Brito Lopes, Simone Luciana Triquez, Marhla Laiane de Brito Assunção, José Igor Rodrigues dos Santos, Rogério Carvalho de Figueredo, Francis Natally de Almeida Anacleto , Ferdinando Oliveira Carvalho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.