Satisfação do paciente cirúrgico com o atendimento em um hospital de ensino
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.xn30Palavras-chave:
qualidade da assistência à saúde; satisfação do paciente; centros cirúrgicos; enfermagem perioperatória; enfermagem; procedimentos cirúrgicos operatórios.Resumo
Introdução: Os indicadores de satisfação dos pacientes sobre os serviços prestados tornaram-se imprescindíveis para conhecer a realidade da instituição e nortear a tomada de decisão do gestor nas melhorias dos serviços. Objetivo: Avaliar a satisfação do paciente cirúrgico com o atendimento em um hospital de ensino. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Foi realizada uma entrevista estruturada com pacientes que passaram por procedimento cirúrgico nos meses de agosto a outubro de 2019. Foi utilizado o instrumento Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems adaptado, composto por duas partes. A primeira, com questões para caracterização da amostra e caracterização cirúrgica. A segunda, com questões sobre cuidados de enfermagem, médicos, transoperatório, ambiente hospitalar e experiência do paciente. Resultados: A amostra foi composta por 100 pacientes cirúrgicos, com predomínio de mulheres, idade de 19 a 51 anos. A maioria das cirurgias foram relacionadas ao aparelho digestivo. Em relação a satisfação dos pacientes cirúrgicos, a pesquisa mostrou que 85% (85) dos pacientes estavam muito satisfeitos com o atendimento e 96% (96) recomendariam a outras pessoas. Referente à caracterização cirúrgica, 18% (18) não sabiam informar a cirurgia que haviam realizado. Conclusão: Constatou-se que os pacientes cirúrgicos estão satisfeitos com o atendimento recebido nessa instituição e que a recomendariam. Os cuidados de enfermagem, médicos, período transoperatório e estrutura hospitalar foram avaliados positivamente.
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