Educação em saúde no campo, floresta e águas: relato de experiência 

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.6092

Palavras-chave:

educação em saúde; enfermagem em saúde coletiva; promoção da saúde.

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência e a importância da educação em saúde na população do campo, floresta e águas, a partir de vivências e ações de saúde coletiva realizadas em uma atividade de extensão universitária. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as atividades desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Educação em saúde no campo, floresta e águas”, realizados por discentes do sétimo período do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. A escolha dos temas foi baseada na observação dos estudantes em relação aos assuntos mais pertinentes à comunidade, com o objetivo de promover um momento de aprendizado alinhado às necessidades, curiosidades e demandas da população. Resultados: Verificou-se que a educação em saúde é relevante para as comunidades rurais do campo, da floresta e das águas, pois fornece conhecimento sobre práticas sanitárias, bem como prevenção de doenças, além de reflexões sobre a importância dos cuidados de higiene, saneamento e acesso a serviços médicos, aprimorando a qualidade de vida dessas comunidades. Conclusão: A experiência obtida revelou a importância da educação em saúde para comunidades rurais, abordando desafios como resistência à linguagem técnica e complexa. Estratégias propostas incluem foco preventivo desde a infância e adaptação da comunicação para melhor envolver o público, além da necessidade contínua de abordagens inclusivas para atender às necessidades específicas da comunidade e superar barreiras existentes. Esses resultados reforçam a importância da educação em saúde tanto para a comunidade assistida como para os discentes extensionistas ainda na formação acadêmica.

Biografia do Autor

  • Livia Gabriele De Paula Lima, UFAM

    Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

  • Andreina Vitória Gomes de Almeida , UFAM

    Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

  • Marcella Campos de Araújo , UFAM

    Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

  • Marcos Paulo da Silva Passos, UFAM

    Discente em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

  • Priscilla Almeida Dantas , UFAM

    Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Escola de Enfermagem de Manaus, Manaus, AM, Brasil

  • Sheila Vitor-Silva, UFAM

    Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas (UFAM), Brasil (2016), Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil

Referências

Silva NC, Gonçalves MJF, Neto DL. Enfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curriculares. 2003 [citado 27 de dezembro de 2023]; Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/XvYQF3fXPM3kHRgBCc4L9Vs/?lang=pt

Vasconcelos MIO, Farias QLT, Nascimento FG, Cavalcante ASP, Mira QLM, Queiroz MVO. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES COM HIPERTENSOS. Revista de APS. 25 de janeiro de 2018

Conceição DS, Viana VSS, Batista AKR, Alcântara A dos SS, Eleres VM, Pinheiro WF, et al. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL. Brazilian Journal of Development. 2020;59412–6

Pinheiro JV, Silva Narciso C. A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Revista Extensão & Sociedade. 2022 Dec 31

Neto AFES, Lemos KC de, Lara E de, Cruz JC da, Goulart N de O, Morais G de, et al. Ações de educação em saúde na extensão curricular em Saúde Mental na graduação de Enfermagem: Relato de experiência. Research, Society and Development. 2023 Nov 22;e140121244121

Lima MAG, Mendes LSF, Machado ALLB, Freitas MC de, Santos TR dos, Bezerra ADC, et al. Impacto das mídias sociais nas ações de educação em saúde voltadas à população. Research, Society and Development. 2021 Feb 7;e10810212231

Ministério da Educação (BR). Programa Saúde nas Escolas [Internet]. [Brasília]: Ministério da Educação; 2009 nov 05 [citado em 29 dez 2023]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas. Português

Pereira RSV, Oliveira MIC de, Andrade CLT de, Brito A dos S. Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo: o papel do cuidado na atenção básica. Cadernos de Saúde Pública. dezembro de 2010;2343–54

Coutinho SB, de Lira PIC, de Carvalho Lima M, Ashworth A. Comparison of the effect of two systems for the promotion of exclusive breastfeeding. The Lancet. setembro de 2005;1094–100

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Brasileiro de 2022. [Rio de Janeiro]: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2022

Dias ACG, Teixeira MAP. Gravidez na adolescência: um olhar sobre um fenômeno complexo. Paidéia (Ribeirão Preto). abril de 2010;20(45):123–31

Soares SM, Amaral MA, Silva LB, Silva PAB. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do ensino médio. Escola Anna Nery. setembro de 2008;485–91

Freitas KR de, Dias SMZ. Percepções de adolescentes sobre sua sexualidade. Texto & Contexto - Enfermagem. junho de 2010;351–7

Oliveira RR, Fortes ME, Polaz DCN. EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO EXTENSIONISTA. 2020

Roecker S, Budó M de LD, Marcon SS. Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças. Rev esc enferm USP [Internet]. 2012Jun;46(3):641–9. Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300016

Moutinho CB, Almeida ER, Leite MT de S, Vieira MA. Dificuldades, desafios e superações sobre educação em saúde na visão de enfermeiros de saúde da família. Trab educ saúde [Internet]. 2014May;12(2):253–72. Available from: https://doi.org/10.1590/S1981-77462014000200003

Downloads

Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

 Educação em saúde no campo, floresta e águas: relato de experiência . (2024). Enfermagem Brasil, 23(1), 1412-1421. https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.6092