Uso de tecnologias educacionais sobre reanimação cardiopulmonar em adultos para enfermeiros: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.mt47

Palavras-chave:

enfermeiros (as); tecnologia educacional; reanimação cardiopulmonar.

Resumo

Objetivo: Identificou-se quais são os recursos tecnológicos educacionais descritos na literatura e desenvolvidos para enfermeiros sobre Reanimação Cardiopulmonar em adultos. Métodos: Estudo do tipo revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados: Scopus, PUBMED, Web of Science, Science Direct e EMBASE. Resultados: Foram encontrados nove estudos que respondem à temática desta pesquisa, evidenciando diversas tecnologias de aprendizado e capacitação para enfermeiros em RCP no adulto. Dentre as tecnologias presentes nos referidos estudos aparecem simulações, videoaulas, cursos online, realidade virtual, possibilitando ao profissional enfermeiro a construção contínua pelo conhecimento e atualização em sua área de domínio. Conclusão: Há diversas formas tecnológicas de se obter o conhecimento e ensinar sobre o atendimento em Parada Cardiorrespiratória, porém é necessário que outros estudos tecnológicos sejam desenvolvidos com a temática no Suporte Avançado de Vida.

Biografia do Autor

  • Adriane Bochi Candido , UEM

    Enfermeira, Graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Dom Bosco, Maringá, PR; Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil

  • Luciana Pizolio Garcia Dematte , UEM

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Paranaense (UNIPAR), Paranavaí, PR; Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e Aluna do Curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil

  • Martina Mesquita Tonon, UEM

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR; Mestrado Acadêmico pelo Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e aluna do curso de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil

  • Heloisa Cristina Druzian, UEM

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, PR; Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil

  • André Estevam Jaques, UEM

    Enfermeiro, Graduado pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Doutorado em Ciências - Programa de Enfermagem Psiquiátrica (PEP), pela Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP),  Atualmente é Prof. Associado A e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá, PR, Brasil

  • Marcelle Paiano, UEM

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Saúde Coletiva e Saúde Mental, Mestrado Acadêmico e Doutorado pela Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atualmente é Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Líder do Laboratório de Saúde Mental da Enfermagem (LASMENF) da (UEM), Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Enfermagem (UEM) Maringá, PR, Brasil

Referências

Alves MG, Nascimento GSJ, Oliveira GLJ, et al. Construction and validation of a video simulation for teaching cardiopulmonary resuscitation. Cogitare Enfermagem. 2020 Oct [cited 2024 Jan];25. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71172. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.71172.

Alves MG, Batista DFG, Cordeiro ALPC, et al. Construction and validation of a video lesson on cardiopulmonary resuscitation. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2019 [cited 2024 Jan];40:e20190012. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/KBnmjjwc66WBQffZx34w3Bt/?lang=en#. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012.

Alves MG, Nascimento JSG, Dalri MCB, et al. Use of digital technologies in the teaching-learning process in cardiopulmonary resuscitation: integrative review. Revista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia, Goiás, Brasil. 2021 [cited 2024 Jan];23:65973. Available from: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/65973. DOI: 10.5216/ree.v23.65973.

Araújo NR, Araújo RA, Moretti MA, Chagas ACP. Nursing training and retraining on cardiopulmonary resuscitation: a theoretical-practical intervention. Rev Esc Enferm USP. 2022;56:e20210521. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/XYFKHsqNNsqz4F3MHxLGskL/?lang=en. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521.

Balian S, McGovern SK, Abella BS, Blewer AL, Leary M. Feasibility of an augmented reality cardiopulmonary resuscitation training system for health care providers. Heliyon. 2019 Aug 2;5(8):e02205. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31406943/. DOI: 10.1016/j.heliyon.2019.e02205. PMID: 31406943; PMCID: PMC6684477.

Braga ST, Carneiro YVA, Caçula SG, et al. Use of educational technologies in the teaching process about cardiopulmonary resuscitation for the nursing team. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021 Sep 20;13(9):e8771. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/8771/5379. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e8771.2021.

Bui D, Barnett T, Hoang H, Chinthammit W. Usability of Augmented Reality Technology in Situational Telementorship for Managing Clinical Scenarios: Quasi-Experimental Study. JMIR Med Educ. 2023 [cited 2024 Jan];9:e47228. Available from: https://mededu.jmir.org/2023/1/e47228. DOI: 10.2196/47228.

Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Manual de Simulação Clínica para Profissionais de Enfermagem/ Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. - São Paulo-SP. 2020. Available from: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Manual-de-Simula%C3%A7%C3%A3o-Cl%C3%ADnica-para-Profissionais-de-Enfermagem.pdf. DOI: https://doi.org/10.25248/reaenf.e8777.2021.

Eikeland Husebo SI, Bjorshol CA, Rystedt H, Friberg F, Søreide E. A comparative study of defibrillation and cardiopulmonary resuscitation performance during simulated cardiac arrest in nursing student teams. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2012 Apr 2;20:23. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22472128/. DOI: 10.1186/1757-7241-20-23. PMID: 22472128; PMCID: PMC3361478.

Ingrassia PL, Mormando G, Giudici E, et al. Augmented Reality Learning Environment for Basic Life Support and Defibrillation Training: Usability Study. J Med Internet Res. 2020 May 12;22(5):e14910. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7251481/. DOI: 10.2196/14910. PMID: 32396128; PMCID: PMC7251481.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Stillwell SB, Williamson KM. Evidence-based practice: step by step: the seven steps of evidence-based practice. Am J Nurs. 2010 Jan;110(1):51-3. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20032669/. DOI: 10.1097/01.NAJ.0000366056.06605.d2. PMID: 20032669.

Nascimento J da SG, Nascimento KG do, Regino D da SG, Alves MG, Oliveira JLG de, Dalri MCB. Debriefing: development and validation of a script for simulating basic life support. Cogitare Enferm. 2021 [cited 2024 Jan];26. Available from: https://www.scielo.br/j/cenf/a/VTGDrBvdVgF7wZKpPcFGN8J/?format=pdf&lang=en. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.79537.

Nascimento J da SG, Pires FC, Nascimento KG do, Regino D da SG, Alves MG, Oliveira JLG de, Siqueira TV, Dalri MCB. Analysis of a debriefing method for simulating cardiopulmonary resuscitation: an integrative review. REAEnf. 2021 Sep 16 [cited 2024 Jan];13:e8777. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/8777. DOI: https://doi.org/10.25248/reaenf.e8777.2021.

Paiano M, Jaques AE, Nacamura PA, Salci MA, Radovanovic CAT, Carreira L. Mental health of healthcare professionals in China during the new coronavirus pandemic: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 2): e20200338. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/fVpnLtzZYxs5DN7ZYQyhbFF/?lang=en. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0338.

Sadeghi AH, Peek JJ, Max SA, Smit LL, Martina BG, Rosalia RA, Bakhuis W, Bogers AJ, Mahtab EA. Virtual Reality Simulation Training for Cardiopulmonary Resuscitation After Cardiac Surgery: Face and Content Validity Study. JMIR Serious Games. 2022 Mar 2;10(1):e30456. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35234652/. DOI: 10.2196/30456. PMID: 35234652; PMCID: PMC8928050.

Silva FTM, Kubrusly M, Augusto KL. Use of technology in health education – perspectives and applicability. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2022 Jun 30;16(2). Available from: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3249. DOI: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3249.

Sousa MNA, Bezerra ALD, do Egypto IAS. Following the path of knowledge: the integrative review method for analysis and synthesis of scientific literature. OLEL. 2023 Oct 24;21(10):18448-83. Available from: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/1902. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv21n10-212.

Tomazini EAC, Tobase L, Teodoro SV, et al. Online course on advanced life support in cardiorespiratory arrest: innovation for continuing education. Rev Rene (Online). 2018 Jan-Dec;19:e32444. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-946674.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Uso de tecnologias educacionais sobre reanimação cardiopulmonar em adultos para enfermeiros: uma revisão integrativa. (2024). Enfermagem Brasil, 23(1), 1437-1452. https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.mt47