Uso de tecnologias educacionais sobre reanimação cardiopulmonar em adultos para enfermeiros: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v23i1.mt47Palavras-chave:
enfermeiros (as); tecnologia educacional; reanimação cardiopulmonar.Resumo
Objetivo: Identificou-se quais são os recursos tecnológicos educacionais descritos na literatura e desenvolvidos para enfermeiros sobre Reanimação Cardiopulmonar em adultos. Métodos: Estudo do tipo revisão integrativa de literatura, com busca nas bases de dados: Scopus, PUBMED, Web of Science, Science Direct e EMBASE. Resultados: Foram encontrados nove estudos que respondem à temática desta pesquisa, evidenciando diversas tecnologias de aprendizado e capacitação para enfermeiros em RCP no adulto. Dentre as tecnologias presentes nos referidos estudos aparecem simulações, videoaulas, cursos online, realidade virtual, possibilitando ao profissional enfermeiro a construção contínua pelo conhecimento e atualização em sua área de domínio. Conclusão: Há diversas formas tecnológicas de se obter o conhecimento e ensinar sobre o atendimento em Parada Cardiorrespiratória, porém é necessário que outros estudos tecnológicos sejam desenvolvidos com a temática no Suporte Avançado de Vida.
Referências
Alves MG, Nascimento GSJ, Oliveira GLJ, et al. Construction and validation of a video simulation for teaching cardiopulmonary resuscitation. Cogitare Enfermagem. 2020 Oct [cited 2024 Jan];25. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/71172. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.71172.
Alves MG, Batista DFG, Cordeiro ALPC, et al. Construction and validation of a video lesson on cardiopulmonary resuscitation. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2019 [cited 2024 Jan];40:e20190012. Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/KBnmjjwc66WBQffZx34w3Bt/?lang=en#. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20190012.
Alves MG, Nascimento JSG, Dalri MCB, et al. Use of digital technologies in the teaching-learning process in cardiopulmonary resuscitation: integrative review. Revista Eletrônica de Enfermagem. Goiânia, Goiás, Brasil. 2021 [cited 2024 Jan];23:65973. Available from: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/65973. DOI: 10.5216/ree.v23.65973.
Araújo NR, Araújo RA, Moretti MA, Chagas ACP. Nursing training and retraining on cardiopulmonary resuscitation: a theoretical-practical intervention. Rev Esc Enferm USP. 2022;56:e20210521. Available from: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/XYFKHsqNNsqz4F3MHxLGskL/?lang=en. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0521.
Balian S, McGovern SK, Abella BS, Blewer AL, Leary M. Feasibility of an augmented reality cardiopulmonary resuscitation training system for health care providers. Heliyon. 2019 Aug 2;5(8):e02205. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31406943/. DOI: 10.1016/j.heliyon.2019.e02205. PMID: 31406943; PMCID: PMC6684477.
Braga ST, Carneiro YVA, Caçula SG, et al. Use of educational technologies in the teaching process about cardiopulmonary resuscitation for the nursing team. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2021 Sep 20;13(9):e8771. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/8771/5379. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e8771.2021.
Bui D, Barnett T, Hoang H, Chinthammit W. Usability of Augmented Reality Technology in Situational Telementorship for Managing Clinical Scenarios: Quasi-Experimental Study. JMIR Med Educ. 2023 [cited 2024 Jan];9:e47228. Available from: https://mededu.jmir.org/2023/1/e47228. DOI: 10.2196/47228.
Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Manual de Simulação Clínica para Profissionais de Enfermagem/ Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. - São Paulo-SP. 2020. Available from: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Manual-de-Simula%C3%A7%C3%A3o-Cl%C3%ADnica-para-Profissionais-de-Enfermagem.pdf. DOI: https://doi.org/10.25248/reaenf.e8777.2021.
Eikeland Husebo SI, Bjorshol CA, Rystedt H, Friberg F, Søreide E. A comparative study of defibrillation and cardiopulmonary resuscitation performance during simulated cardiac arrest in nursing student teams. Scand J Trauma Resusc Emerg Med. 2012 Apr 2;20:23. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22472128/. DOI: 10.1186/1757-7241-20-23. PMID: 22472128; PMCID: PMC3361478.
Ingrassia PL, Mormando G, Giudici E, et al. Augmented Reality Learning Environment for Basic Life Support and Defibrillation Training: Usability Study. J Med Internet Res. 2020 May 12;22(5):e14910. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7251481/. DOI: 10.2196/14910. PMID: 32396128; PMCID: PMC7251481.
Melnyk BM, Fineout-Overholt E, Stillwell SB, Williamson KM. Evidence-based practice: step by step: the seven steps of evidence-based practice. Am J Nurs. 2010 Jan;110(1):51-3. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20032669/. DOI: 10.1097/01.NAJ.0000366056.06605.d2. PMID: 20032669.
Nascimento J da SG, Nascimento KG do, Regino D da SG, Alves MG, Oliveira JLG de, Dalri MCB. Debriefing: development and validation of a script for simulating basic life support. Cogitare Enferm. 2021 [cited 2024 Jan];26. Available from: https://www.scielo.br/j/cenf/a/VTGDrBvdVgF7wZKpPcFGN8J/?format=pdf&lang=en. DOI: https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.79537.
Nascimento J da SG, Pires FC, Nascimento KG do, Regino D da SG, Alves MG, Oliveira JLG de, Siqueira TV, Dalri MCB. Analysis of a debriefing method for simulating cardiopulmonary resuscitation: an integrative review. REAEnf. 2021 Sep 16 [cited 2024 Jan];13:e8777. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/enfermagem/article/view/8777. DOI: https://doi.org/10.25248/reaenf.e8777.2021.
Paiano M, Jaques AE, Nacamura PA, Salci MA, Radovanovic CAT, Carreira L. Mental health of healthcare professionals in China during the new coronavirus pandemic: an integrative review. Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 2): e20200338. Available from: https://www.scielo.br/j/reben/a/fVpnLtzZYxs5DN7ZYQyhbFF/?lang=en. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0338.
Sadeghi AH, Peek JJ, Max SA, Smit LL, Martina BG, Rosalia RA, Bakhuis W, Bogers AJ, Mahtab EA. Virtual Reality Simulation Training for Cardiopulmonary Resuscitation After Cardiac Surgery: Face and Content Validity Study. JMIR Serious Games. 2022 Mar 2;10(1):e30456. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35234652/. DOI: 10.2196/30456. PMID: 35234652; PMCID: PMC8928050.
Silva FTM, Kubrusly M, Augusto KL. Use of technology in health education – perspectives and applicability. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2022 Jun 30;16(2). Available from: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3249. DOI: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3249.
Sousa MNA, Bezerra ALD, do Egypto IAS. Following the path of knowledge: the integrative review method for analysis and synthesis of scientific literature. OLEL. 2023 Oct 24;21(10):18448-83. Available from: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/1902. DOI: https://doi.org/10.55905/oelv21n10-212.
Tomazini EAC, Tobase L, Teodoro SV, et al. Online course on advanced life support in cardiorespiratory arrest: innovation for continuing education. Rev Rene (Online). 2018 Jan-Dec;19:e32444. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-946674.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriane Bochi Candido , Luciana Pizolio Garcia Dematte , Martina Mesquita Tonon, Heloisa Cristina Druzian, André Estevam Jaques, Marcelle Paiano (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.