Conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre o eletrocardiograma
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v23i2.4000Palavras-chave:
Eletrocardiografia; enfermagem; conhecimento.Resumo
Introdução: O processo de construção do conhecimento e educação em saúde são aspectos essenciais para o correto uso do eletrocardiograma, desde a identificação da sintomatologia clínica à interpretação dos resultados, bem como os desdobramentos após sua realização. Objetivo: descreveu-se o conhecimento de graduandos de enfermagem sobre o eletrocardiograma. Métodos: trata-se de um estudo transversal, realizado em uma instituição de ensino superior do interior de Pernambuco, com 153 estudantes do curso de enfermagem. Resultados: Os participantes apresentaram um perfil predominante do sexo feminino e com faixa etária entre 18 e 25 anos. Quanto ao conhecimento, verificou-se heterogeneidade nas respostas no que diz respeito à eletrofisiologia, indicação, realização do eletrocardiograma e interpretação dos ritmos cardíacos. Conclusão: o conhecimento teórico do eletrocardiograma, desde suas bases fisiológicas até a interpretação do exame em si é frágil, com resultados discordantes e com importantes percentuais de erros entre os estudantes de enfermagem.
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