Eficácia do exergame na aptidão física de adolescentes com excesso de peso: um ensaio clínico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/fb.v25i2.3b54

Palavras-chave:

Adolescente; sobrepeso; obesidade pediátrica; teste de função respiratória; aptidão cardiorespiratória.

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos do exercício físico por meio de exergame gamificado na função pulmonar e na aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com excesso de peso em seu ambiente escolar. Métodos: Este ensaio clínico controlado foi realizado em duas escolas. Foram elegíveis adolescentes de 10 a 16 anos com sobrepeso ou obesidade. O grupo controle recebeu aulas de educação física e orientações fornecidas pela escola. O grupo intervenção realizou exercícios físicos utilizando o exergame associado à gamificação na escola, com quatro adolescentes por grupo, três vezes por semana durante oito semanas consecutivas. Para a gamificação, o desempenho foi pontuado semanalmente, gerando uma classificação semanal e uma final ao final do estudo. A aptidão cardiorrespiratória foi avaliada indiretamente por meio do consumo máximo de oxigênio (VO2max) do teste shuttle run de 20 metros. A função pulmonar foi avaliada por meio de manovacuometria e espirometria. Resultados: Os grupos intervenção e controle foram compostos por 36 e 27 adolescentes, respectivamente. Os adolescentes que realizaram o exergame apresentaram menor capacidade vital forçada (CVF) e volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e maior relação VEF1/CVF que o grupo controle. O grupo intervenção aumentou o VEF1 (p = 0,041) e a pressão expiratória máxima (PEmáx) (p = 0,009), diminuiu o índice de massa corporal (IMC) (p < 0,001) e melhorou o VO2máx (p = 0,007), em comparação ao valor basal. O grupo controle aumentou o VEF1 (p = 0,021), a CVF (p = 0,014) e a relação VEF1/CVF (p = 0,033) e diminuiu o IMC (p < 0,001), em comparação ao valor basal. Conclusão: O exergame melhorou a função pulmonar e a análise intragrupo mostrou que o exergame gamificado melhorou a função pulmonar, o estado nutricional e a aptidão cardiorrespiratória.

Biografia do Autor

  • Tatianne Moura Estrela Gusmão, UNIFACISA/IMIP

    Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutora em Saúde Integral pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil do IMIP, PE. Professora do Centro universitário Unifacisa e Fisioterapeuta Concursada da Fundação PBSAÚDE no Hospital de Trauma de Campina Grande, PB, Brasil 

  • Carla Campos Muniz Medeiros, UEPB

    Médica formada pela Universidade Estadual de Pernambuco, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora Doutora Associada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), PB, Brasil 

  • Francisco Renato Silva Ferreira, UNILEÃO- Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

    Mestre em Ensino em Saúde pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Educação Especial e Treinamento Desportivo pela Faculdade Dom Alberto (DOM ALBERTO). Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva/ Altas Habilidades pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Personal Trainer e Educação Física Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Graduação Bacharelado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Piracanjuba EIRELI (FACULDADE DE PIRACANJUBA -FAP). Graduação-Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Atualmente é Diretor Administrativo da Rede Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, CE (SEDUC/JN). Experiência profissional com formação e capacitação na área de Educação Adaptada e Inclusiva, com ênfase em Atividades Adaptadas através da integração de grupos especiais de Pessoas com Deficiência. Conselheiro no Conselho Municipal de Educação de Juazeiro do Norte (CME/JN). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão da Educação Inclusiva e Violência (LIEVI/UNILEÃO). Pesquisador Voluntário do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividade e Novas Epistemologias (G-PENSE/UPE), Recife, PE, Brasil 

  • José Figueroa Natal, IMIP

    Bacharelato em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em em Estatística pela Washington University e em Análise de Sistemas e Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, Doutor em Saúde Materno Infantil pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Materno Infantil do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP-PE).  Atualmente é Professor de Bioestatística do IMIP, Recife, PE, Brasil 

  • Danielle Franklin de Carvalho, UEPB

    Farmacêutica com habilitação em Análises Clínicas (UEPB), Mestre em Saúde Coletiva (UEPB) e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), João Pessoa, PB, Brasil 

  • Thacira Dantas Almeida Ramos, IMIP/UNIFACISA

    Médica formada pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba e Doutora em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), atualmente é Professora e Preceptora em Cirurgia do Centro Universitário UNIFACISA de Campina Grande, PB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil 

  • João Guilherme Bezerra Alves, IMIP/UNIFACISA

    Médico Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Residência Médica em Pediatra pelo Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira (IMIP), Mestrado em Pediatria pela UFPE e Doutorado em Medicina. Coordenador do programa de Pós-Graduação do IMIP, Recife, PE, Brasil

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Publicado

06/27/2024

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Eficácia do exergame na aptidão física de adolescentes com excesso de peso: um ensaio clínico. (2024). Fisioterapia Brasil, 25(2), 1285-1300. https://doi.org/10.62827/fb.v25i2.3b54