Escala de alfabetização em saúde digital (eHEALS) e a avaliação do letramento digital em saúde das pessoas idosas: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/gb.v1i1.0009

Palavras-chave:

Pessoa Idosa; Alfabetização Digital; Saúde; Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa.

Resumo

Introdução: A alfabetização em saúde digital é um conceito relevante, representando a capacidade de uma pessoa de analisar, compreender e aplicar tópicos relacionados à saúde para si mesma e para a comunidade. Ser alfabetizado em saúde, ou ter alfabetização em eSaúde, em um mundo eletrônico requer um conjunto diferente ou pelo menos ampliado de habilidades para se envolver na atenção à saúde e na promoção da saúde. Objetivo: Analisou-se a produção científica recente sobre o uso de instrumentos para avaliar a alfabetização digital em saúde em pessoas idosas, respondendo à pergunta: “Qual é a contribuição da escala eHEALS na avaliação da alfabetização digital em saúde de pessoas idosas?” Métodos: definição da questão de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, definição de descritores, pesquisa em bancos de dados, seleção de estudos para a revisão, extração de informações, interpretação dos resultados e apresentação da revisão integrativa. A pesquisa de artigos considerou as seguintes palavras-chave e descritores, indexados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH): idosos; idosos com 80 anos ou mais; alfabetização informacional; alfabetização digital; alfabetização em saúde; e saúde, combinados com operadores booleanos (AND e OR). Resultados: foram encontrados seis artigos, dos quais um utilizou um questionário semiestruturado para avaliar a alfabetização digital em saúde em idosos, enquanto os outros cinco artigos utilizaram a Escala de Alfabetização em Saúde Digital (eHEALS) ou sua versão modificada. Conclusão:  existem poucos instrumentos específicos, objetivos e validados para avaliar a alfabetização digital em saúde em idosos a eHEALS é atualmente a única ferramenta disponível para esse fim.

Biografia do Autor

  • Raissa Luisa Batista, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

  • Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano, UFPE

    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

  • Carla Cabral dos Santos Accioly Lins, UFPE

    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

  • Renata Muniz Freire Vinhal Siqueira Jardim, UFPE

    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

  • Joana Alves da Mata Ribeiro, UFPE

    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

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Publicado

11/03/2025

Edição

Seção

Revisões

Como Citar

Escala de alfabetização em saúde digital (eHEALS) e a avaliação do letramento digital em saúde das pessoas idosas: Revisão integrativa. (2025). Gerontologia Brasil, 1(1), 98-113. https://doi.org/10.62827/gb.v1i1.0009