Intercâmbio acadêmico internacional de um Docente Brasileiro: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.62827/fb.v26i2.1059Palavras-chave:
Ensino; Fisioterapeutas; Competência Cultural.Resumo
Introdução: Os programas de mobilidade acadêmica se tornaram um importante meio de potencializar a internacionalização do ensino superior. A intercambialidade de estratégias entre os países pode potencializar mudanças graduais nas práticas diárias docentes e assistenciais de um professor/fisioterapeuta. Objetivo: Descreveu-se a experiência de uma professora do curso de Fisioterapia do Brasil na mobilidade internacional realizada em uma universidade pública na Espanha. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma professora do curso de Fisioterapia da Universidade de Salvador-Bahia que realizou mobilidade acadêmica para Universidade em Sevilla na Espanha em abril de 2022. A vivência foi de 30 dias, dividida em vivências observacionais acadêmicas e assistenciais com acompanhamento de práticas assistenciais, prestação de assistência supervisionada e elaboração de cartilha de prevenção de riscos cardiovasculares com estudantes da graduação. Resultados: A vivência da experiência internacional proporcionou aos professores envolvidos, aprendizagens e reflexões acerca das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de Fisioterapia em diferentes países. Além de confrontar com diferentes hábitos de vida, costumes, idioma, e se submeter a adaptações necessárias para se conviver em um ambiente distinto. A experiência vivenciada aperfeiçoou as habilidades de interação social e troca de saberes. Aprimorou-se competências interculturais dos fisioterapeutas envolvidos no período de intercâmbio. Conclusão: A mobilidade acadêmica internacional foi um período de rica agregação profissional e intercultural, potencializando competências, ampliando conexões científicas e fortalecendo a internacionalização do ensino superior.
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