Determinantes da qualidade do sono em estudantes universitários do último ano da graduação de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.62827/eb.v24i4.4082Palavras-chave:
Qualidade do sono; Privação do Sono; Estudantes; Enfermagem; Universidades.Resumo
Introdução: O sono é um processo fisiológico essencial à homeostase do organismo, com impacto direto na saúde física, mental e no desempenho funcional. Em estudantes de enfermagem, especialmente aqueles em fase final da graduação, diversos fatores podem influenciar negativamente a qualidade do sono, comprometendo o rendimento acadêmico e a capacidade de atuação nas práticas clínicas. Objetivo: Analisou-se a associação entre variáveis sociodemográficas, econômicas e de trabalho com o padrão de sono de estudantes universitários do último ano da graduação em enfermagem. Métodos: Estudo transversal com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em setembro de 2024, com 250 estudantes de uma instituição de ensino superior. Resultados: A avaliação revelou uma predominância de classificação de sono ruim 98,8% (247), com 62,8 (157) indivíduos alcançando pontuações que indicam a presença de distúrbios do sono. Estudantes sem tempo de lazer tinham uma probabilidade 3,58 vezes maior de apresentarem eficiência habitual do sono inferior a 65% (p=0,038). Participantes exaustos tinham uma chance 2,55 vezes maior de apresentarem muita disfunção durante o dia (p=0,016) e uma chance 3,96 vezes maior de terem distúrbios do sono (p=0,016). Conclusão: A regressão revelou que o grau de cansaço e tempo de lazer são os principais fatores que impactam a qualidade do sono dos estudantes.
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