Conhecimento do Estatuto do Idoso e da Violência contra a pessoa idosa, temática desafiadora para o enfermeiro: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62827/eb.v23i3.4013

Palavras-chave:

Assistência integral à saúde do idoso; violência contra a pessoa idosa; enfermagem.

Resumo

Introdução: Muitas vezes é no ambiente familiar que se envelhece e onde acontecem a maioria dos atos de violência contra a pessoa idosa e isso acontece pelo total desconhecimento dos direitos do idoso por profissionais e familiares, há muitos modos e tipo de violência contra a pessoa idosa. Objetivo: Descreveu-se o conhecimento do Estatuto do Idoso com destaque para papel da enfermagem frente à violência da pessoa idosa. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura realizada através das bases de dados Lilacs (literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (ScientificElectronicLibrary Online) com os termos de busca volência contra a pessoa idosa e enfermagem em português. Resultados: Viu-se que muitas vezes, pelo cuidado direto que o enfermerio realiza com a pessoa idosa é ele que conhece diretamente o Estatuto do Idoso e o profissional que identifica os primeiros sinais de violência da pessoa idosa, cabe a ele identificar a problemática, auxiliar quando possível e muitas vezes denunciar a violência. Conclusão: O enfermeiro precisa conhecer o Estatuto do Idoso e deve ter a percepção de identificar a violência, dar abertura para que o idoso fale dessa problemática e abordar essa questão na sua anamnese. Muitas vezes é o enfermeiro que irá identificar os atos de abuso e violência e também denunciá-los.

 

Biografia do Autor

  • Joselma de Almeida Vilela Gonçalves, CETE-FIC

    Graduanda de Enfermagem da Faculdade Integrada (CETE – FIC), Garanhuns, PE, Brasil 

  • José Ivo Ferreira da Silva, FBJ

    Enfermeiro, Faculdade do Belo Jardim (FBJ), Belo Jardim, PE, Brasil  

  • Tácio Henrique Francisco Matias, CESMAC

    Faculdade CESMAC do Sertão, Palmeira dos Índios, AL, Brasil

Referências

Oliveira KSM, Silva S, Costa M, et al. Violência contra ancianos: conceptos de profesionales de enfermería sobre la detección y prevención. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2018;39

Bomfim WC, Silva MC da, Camargos MCS. Statute of the Elderly: analysis of the factors associated with awareness of the statute among the elderly Brazilian population. Ciência & Saúde Coletiva. 2022;27:4277-88.

Carneiro TL. O cuidado da enfermagem diante dos maus-tratos doméstico e negligência a pessoa idosa [Internet]. 2019. Available from: https://ulbra-to.br/bibliotecadigital/uploads.

Bruinsma JL, Rodrigues AP, Sampaio JF. Conflitos interpessoais de idosos: revisão integrativa de literatura. Research, Society and Development. 2020;9(12)

Gutierrez DM, Oliveira E, Silva MS. Vivências subjetivas de familiares que cuidam de idosos dependentes. Ciência & Saúde Coletiva. 2021;26:47-56.

Mendes KD. Crimes de violência contra idosos: análise do Estatuto do Idoso e aplicabilidade na proteção de direitos. 2019.

Mendes M. Combater a violência contra a pessoa idosa é compromisso de todos [Internet]. 2022. Available from: http://www.ufrpe.br/content/artigo-combater-violência. Accessed 20 Sep 2022.

Romero DE, Silva AC, Santos V. Diretrizes e indicadores de acompanhamento das políticas de proteção à saúde da pessoa idosa no Brasil. 2019.

Bittencout P, Silva MA da. Violência verbal contra idosos: palavras e silêncio marcados pela dominação. Rev Pretextos. 2018;3(6):622-40.

Matos NM de, Pereira WS, Souza TA de, Lima Júnior LC. Perfil do agressor de pessoas idosas atendidas em um centro de referência em geriatria e gerontologia do Distrito Federal, Brasil. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 2020;22

Alcântara AO, Camarano AA, Giacomin KC, editors. Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. 2016.

Barros RLM de, Souza MA, Silva L de. Violência doméstica contra idosos assistidos na atenção básica. Saúde em Debate. 2019;43:793-804.

Castro VC de, Rissardo LK, Carreira L. Violência contra os idosos brasileiros: uma análise das internações hospitalares. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018;71:777-85.

Downloads

Publicado

2024-09-28

Como Citar

Conhecimento do Estatuto do Idoso e da Violência contra a pessoa idosa, temática desafiadora para o enfermeiro: uma revisão de literatura. (2024). Enfermagem Brasil, 23(3), 1773-1783. https://doi.org/10.62827/eb.v23i3.4013